05/08/2021 16:55 | Desenvolvimento Econômico

Governo do Estado garante R$ 3,5 milhões para infraestrutura do novo polo industrial de Marechal Deodoro

Renan Filho esteve no município, que festejou, nesta quinta-feira, 430 anos de fundação; ele anunciou mais investimentos e fez a entrega de um ginásio e de recursos para a educação

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 3,5 milhões para garantir a infraestrutura necessária à instalação do Condomínio Industrial Eustáquio Toledo, em Marechal Deodoro. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (5) pelo governador Renan Filho, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do equipamento, que vai gerar mil empregos diretos.

“Aqui nós vamos fazer uma nova vertente industrial da cidade, abrindo um novo flanco. O prefeito (Cláudio Roberto Ayres da Costa - Cacau) comprou o terreno e eu vou garantir os recursos para os investimentos em infraestrutura pra gente receber aqui essas indústrias e gerar empregos para Marechal Deodoro e para Alagoas”, afirmou Renan Filho.

O governador recordou que o primeiro investimento que possibilitou a instalação do novo equipamento já foi feito: a recuperação da AL-215, que liga Marechal Deodoro à BR-101. À margem da rodovia estadual, totalmente restaurada, será erguido o novo polo industrial.

“Não teria condição de se fazer um Condomínio Industrial transitando naquelas rodovias que havia em Alagoas no passado. Aqui era uma buraqueira só. Então essa rodovia é muito importante, porque traz um novo astral”, avaliou Renan Filho, que garantiu, ainda, recuperar toda a malha viária que corta o Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, também em Marechal Deodoro.

O prefeito Cacau afirmou que a instalação do Condomínio Industrial Eustáquio Toledo fortalece a geração de emprego e renda no município, criando cerca de mil novos postos de trabalho. “Será um polo muito próximo da cidade, então a mão de obra será toda buscada na parte alta, uma região que tem bastante dificuldade social. Estamos iniciando, também, os cursos de qualificação profissional para que a gente possa dar oportunidades ao deodorense”, disse o gestor.

Ele informou que indústrias de pequeno e médio portes vão se instalar no novo polo industrial de Marechal Deodoro. “Trata-se do primeiro condomínio industrial de Alagoas, que terá uma portaria única: um empreendimento realmente pensado para que a gente possa dar às empresas que vão se instalar aqui as melhores condições e, assim, gerem emprego ao nosso povo”.

Aniversário

O lançamento da pedra fundamental do Condomínio Industrial Eustáquio Toledo fez parte da programação alusiva aos 430 anos de fundação de Marechal Deodoro. Ainda no município, Renan Filho anunciou a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) no Francês, que reforçará o policiamento neste importante balneário turístico, bem como nos distritos de Barra Nova e Massagueira. A cidade já conta um equipamento desse tipo, inaugurado em 2019.

Após o lançamento da pedra fundamental, Renan Filho e o prefeito Cacau seguiram à Barra Nova, onde inauguraram a segunda etapa da Vila dos Esportes. A obra teve investimentos federais - por meio de emenda do deputado federal Pedro Vilela, e contrapartida do estado, que totalizaram R$ 800 mil.

A Vila do Esporte foi erguida em duas etapas, sendo a segunda executada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e que possibilitou a construção de um ginásio poliesportivo e de uma academia ao ar livre, dotada de 15 aparelhos de ginástica e iluminação em LED.

O secretário da Infraestrutura, Maurício Quintella, participou da inauguração e aproveitou para anunciar a retomada das obras de esgotamento sanitário de Marechal Deodoro, que estavam paralisadas. “Conseguimos reorganizar esse contrato, essa obra, e, em três meses, a gente espera dotar Marechal de esgotamento sanitário”, informou.

Educação

Ainda em Barra Nova, o governador e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, fizeram a entrega de dois ônibus escolares ao município de Marechal Deodoro, como parte do programa Meu Transporte Novo. Efetuaram, ainda, o repasse de R$ 415 mil do programa Rumo às Aulas para as escolas estaduais Rosa Maria Paulina da Fonseca e Professor José Correia Titara.

Os recursos já podem ser usados para reformas e benfeitorias nas unidades de ensino, com vistas à retomada das aulas presenciais da rede estadual, prevista para o dia 16 de agosto. “Estamos aqui com as diretoras das escolas estaduais. Todas já receberam os recursos dos programas Mais Merenda e Rumo às Aulas. Quando a gente voltar, no dia 16 próximo, as escolas vão estar mais estruturadas e a merenda com o valor triplicado”, assegurou Rafael Brito.

Participaram das atividades, em Marechal Deodoro, os secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Macius Beltrão.