23/11/2022 16:56 | Cultura

Governo de Alagoas valoriza cultura local no III Festival Carrancas Musical

Arapiraca e Piranhas recebe uma programação gratuita, com workshops, apresentações musicais, showcases, mostra de videoclipes, filmes musicais, mesas-redondas e feira de artesanato

Daniel Borges / Ascom Secult

Com o apoio do Governo de Alagoas, tem início nesta quarta-feira (23), o III Festival Carrancas Musical, que terá abertura a partir das 18h, e segue até o sábado (26). O evento, que acontecerá nos municípios de Arapiraca e Piranhas, tem o objetivo de incentivar a economia criativa e valorizar os artistas locais e o mercado musical. Na programação 100% gratuita, serão mostrados workshops, apresentações musicais, showcases, videoclipes e filmes musicais, bem como feirinha de artesanato e mesas-redondas.

 

Em Arapiraca, o projeto acontece no FDS Coworking e Vila Vinil. Já em Piranhas, a programação acontecerá no Auditório e Clube Social Miguel Arcanjo, quadra principal da Orla Piranhense e Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas. Dentro das atividades, a Lapinha do Sertão também recebe a terceira edição do Festival do Rock de Alagoas.

 

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o evento integra a política de valorização, reconhecimento e divulgação dos artistas alagoanos. “Será uma oportunidade de trocas de experiências entre produtores, artistas do interior e a população”, disse a Mellina Freitas.

 

“Através de inspirações, referências, debates, trocas de experiências e conhecimentos, as nossas formações têm participações de outros estados e trazem para o interior de Alagoas o olhar visionário para profissionalização do músico e sua carreira artística”, afirma o produtor do festival, Igor Machado.

 

Entre os destaques desta terceira edição está a realização de showcases, algo inédito no Estado, funcionando como uma rodada de negócios para os músicos, sendo mais uma oportunidade de dar vez e voz aos artistas e premiar as melhores ideias e projetos autorais durante sua participação no festival.

 

O Carranca Musical é uma realização da Arteiros S/A, com patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Prefeitura de Piranhas, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Sebrae Alagoas, e apoio da Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca (Amear), Prefeitura de Arapiraca, Karrancas Bar e Restaurante, Cabocla Produções e do Festival Carambola.

 

Confira a programação completa:

Dia 23 (quarta-feira) - Arapiraca - FDS Coworking

18h - Abertura

18h30 - Rodada de showcases de bandas e artistas de Alagoas

21h30 - Entrega de premiações dos showcases

21h45 - Apresentação musical com Dona Flô e Banda

 

Dia 24 (quinta-feira) - Arapiraca - Vila Vinil

19h - Workshop Música Independente e Organizada com Thiago Neves (PE), Milla Passan (AL) e Rogerman (PE)

21h30 - Pocketshow com Rogerman

22h - Apresentação musical com banda Quiçaça

 

Dia 25 (sexta-feira) - Centro Histórico de Piranhas

Auditório Miguel Arcanjo

15h às 18h - Mostra Carranca de Videoclipes e Filmes Musicais

Clube Social Miguel Arcanjo

15h às 22h - Feirinha da Beira Rio

19h às 20h30 - Espaço Alagoas Plural: Mesa-redonda "As Alagoas Afro-ameríndias", com Linete Matias e José Adelson

Quadra Principal da Orla Piranhense

21h - Atrações musicais do III Festival do Rock de Alagoas (Secult)

 

Dia 26 (sábado) - Centro Histórico de Piranhas

Conservatório de Música Cacilda D. Freitas

9h às 11h - Workshop com Igor Gnomo (BA)

Auditório Miguel Arcanjo

15h às 18h - Mostra Carranca de Videoclipes e Filmes Musicais

Clube Social Miguel Arcanjo

15h às 22h - Feirinha da Beira Rio

19h às 20h30 - Espaço Alagoas Plural: Mesa-redonda "As Alagoas de Graciliano Ramos e Cacá Diegues", com Edson Bezerra e Cosme Rogério

Quadra Principal da Orla Piranhense

21h - Atrações musicais do III Festival do Rock de Alagoas (Secult)