18/01/2023 17:31 | Gestão e Finanças

PESQUISA DATAJOVEM

Governo de Alagoas vai traçar perfil da juventude alagoana para promover políticas públicas eficazes

Serão entrevistados quase quatro mil jovens, nos 102 municípios alagoanos


Seplag, Selaj, Secti, Fapeal, Ufal e Instituto Unibanco são parceiras na iniciativa

Ascom Seplag


Ascom Seplag

Aproximadamente quatro mil jovens alagoanos, de 15 a 29 anos, serão entrevistados para a pesquisa DATAJOVEM, que tem o objetivo de traçar o perfil detalhado dessas pessoas para a construção de políticas públicas mais eficazes. O mapeamento está previsto para ser iniciado em fevereiro deste ano, nos 102 municípios de Alagoas.


A pesquisa é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj-AL); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AL); a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); a Ufal, por meio do Laboratório das Juventudes (Labjuve), e o Instituto Unibanco.


"Queremos ouvir essas pessoas, saber melhor quem são e suas reais necessidades, para que nossas políticas públicas sejam criadas de maneira ainda mais eficaz e alinhadas com nossos adolescentes e jovens. Por isso, a participação ativa deste público é extremamente importante para o desenvolvimento de Alagoas", destacou o secretário especial de Planejamento e Orçamento da Seplag, Gabriel Albino.


O trabalho de mapeamento será dividido em duas etapas. A primeira terá uma linha de atuação quantitativa, onde vão ser aplicados questionários a partir de especificações como sexo, idade, grau de instrução, renda e distribuição territorial - urbana ou rural.


Já a segunda etapa será qualitativa, feita com pesquisas de campo, e entrevistas mais aprofundadas, com coletas de informações por meio de interações em grupos. A partir deste momento, serão produzidos relatórios mais específicos, de acordo com três temáticas estratégicas: Educação, Minorias e Socio-educativo.


Segundo o superintendente da Juventude da Selaj, Thiago Souza, a pesquisa é pioneira no que se refere ao detalhamento de informações sobre adolescentes e jovens de Alagoas. "Precisamos de informações e dados mais detalhados sobre a juventude de Alagoas. Por isso, vamos realizar a primeira pesquisa alagoana para extrair o perfil dos nossos jovens e, com isso, viabilizar políticas públicas ainda mais de acordo com a realidade dessas pessoas", informou Thiago Souza.


Quem quiser acompanhar novidades da pesquisa, pode seguir a página @data.jovem, no Instagram.