09/05/2023 12:22 | Cultura

Governo de Alagoas, Ufal e Prefeitura de Penedo levam Festival de Música para Portugal

Em terras lusitanas, evento tem o apoio da Universidade Nova de Lisboa, Associação dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e Câmara e Prefeitura de Castro Daire

Evento alagoano acontece nos dias 25 de 26 de maio, em Lisboa e Castro Daire, em Portugal

Daniel Borges/Ascom Secult e Simoneide Araújo/Ascom Ufal

Uma grande parceria foi montada para levar o Festival de Música de Penedo para Portugal. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se uniu ao Governo de Alagoas e à Prefeitura de Penedo e, juntos, vão realizar, nos dias 25 de 26 de maio,  o evento em Lisboa e Castro Daire. Na programação, além de boa música, haverá discussão científica sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova (UN) de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), da Ufal.

Com 14 anos de história, o projeto idealizado pelo professor Marcos Moreira começou como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda em 2009. Hoje administrado pelo grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, o Cemupe tem sede física em sala anexa à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo.

“É um orgulho para nós ver a cultura alagoana atravessando fronteiras. O Festival de Música de Penedo desembarca em Portugal com uma programação diversa. Será uma oportunidade única dos nossos artistas apresentarem seus trabalhos com a música e trocarem experiências com artistas internacionais”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

Para o coordenador-geral, Marcos Moreira, poder levar o Festival de Música de Penedo para Portugal é uma demonstração de que o trabalho, enquanto universidade, está sendo reconhecido. “São anos dedicados a um evento que cresce e se consolida a cada ano. Agora, estamos expandindo as ações do evento e fortalecendo as ações de pesquisa e investigação que desenvolvemos. Isso também é muito importante para o nosso curso de licenciatura em música”, enfatizou o professor.

Moreira destaca o apoio recebido pelo reitor Josealdo Tonholo, Prefeitura de Penedo e Governo do Estado. “Tenho muito a agradecer à gestão central da Ufal, na pessoa do reitor, por ele ter acreditado no nosso trabalho e nos incentivado a correr atrás do nosso sonho, que é fortalecer nosso curso de música, por meio da parceria com pesquisadores portugueses”, assegurou.

“Também quero registrar todo apoio recebido do governador Paulo Dantas, por sua sensibilidade de entender a importância de levar o festival para Portugal e de nos dar total apoio nesse projeto. Destaco também a parceria e apoio de sempre do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes. Penedo nos acolheu e é palco do nosso festival desde 2018. É também um momento especial para a cidade dos sobrados que comemora 387 anos”, destacou.

Confira abaixo a programação completa:

Lisboa/Castro Daire-Viseu

DIA 25 DE MAIO

10h - Simpósio anual- Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira

Sessão de abertura

Local: Colégio Almada Negreiros, Universidade NOVA de Lisboa

Caravelas pós-pandemia

Prof. Dr. David Cranmer

10h30-12h30 - Membros do Caravelas: Apresentações informais de pesquisas em andamento

12h30-14h - Almoço

14h - Penedo e do Centro de Musicologia de Penedo (CEMUPE)

Recital de Abertura

João Gracindo Neto, solista Violão (online)

14h30 - Mesa Científica

Ações do Centro de Musicologia e Grupo Caravelas ICHCA/UFAL-CESEM/UNL

Prof. Dr. David Cranmer (U.N) Prof. Dr. Marcos Moreira (UFAL) Prof. Alberto Pacheco (U.N)

Demais pesquisadores do Centro de Musicologia de Penedo- Alagoas

15h15 - Penedo, cidade musical e a Economia Criativa, com Teresa Machado, secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Penedo

Jair Galvão - secretário de Turismo de Penedo

16h - Apresentação dos livros temáticos: Musicologia, História e Educação

18h - Recital em comemoração ao Festival de Música de Penedo

Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal-BNP- Lisboa

Duo Rudá Porang Alberto Pacheco, tenor Anderson Beltrão, piano

Álbum de Armia - autores diversos

Ventos do Atlântico

Alexandre Andrade, flauta barroca

David Cruz, violoncelo barroco

Três Lições de Solfejo - Luís Alves Pinto (Recife 1719 - 1789) Sonata em mi menor - D. Scarlatti (Nápoles 1685 - Madrid 1757)

20h Jantar de convívio Celebração dos 15 anos do Núcleo Caravelas.

DIA 26 DE MAIO

Sexta Castro Daire/Viseu

Complexo Municipal de Cultura

Local: Auditório do Centro de Cultura de Castro Daire

Simpósio anual - Tema: Castro Daire e Penedo; projeto musical luso brasileiro através da educação e turismo.

14h30 – Momento Musical Orquestra HOPE 14:45 – Entrada Auditório

15h00 – Concerto Orquestra Energia de Murça 15:00-17:00 – Oficinas Didáticas:

Workshop de percussão

Prof. Jair Mendes

(Grupo Thimbodé- Bordeaux-França)

Trompete/Música Brasileira Prof. João Paulo Cruz (Professor SEDUC/ Alagoas)

Oficinas: Saxofone, Flauta/ Música Brasileira

Prof. Claudio Vieira Prof. Douglas Rocha

(Professores da Secretaria de Cultura de Penedo) Local: Jardins da Biblioteca

15h30- Chá Debates/ Ciclos de Mesas Temáticas Mesa 1:

“Penedo e Castro Daire: A economia criativa, o Turismo e a Cultura entre pontes transatlânticas”

Local: Auditório Municipal de Cultura de Castro Daire