04/12/2022 13:11 | Turismo

Governo de Alagoas recepciona turistas argentinos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

Voo direto ligando Buenos Aires à capital alagoana volta a operar em Alagoas a partir deste domingo


Argentina é a principal fonte de turistas estrangeiros para o Estado

Marco Antônio e Theresa Ebrahim


Carlos Victor Costa e Cecília Tavares

Uma grande conquista do Destino Alagoas. Após um período suspenso, em virtude da pandemia da Covid-19, o voo direto da companhia aérea Gol ligando Buenos Aires a Maceió voltou a operar neste domingo (4). Representando o governador Paulo Dantas, a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Caroline Balbino, estiveram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para recepcionar os mais de 60 turistas argentinos que aterrissaram em terras alagoanas neste final de semana.



 

"Um dia muito feliz não só para o turismo, mas para todo o governo. Essa ação específica de ampliar a malha, de trazer novos voos, faz parte de um pacote muito maior que é o investimento do governo em ações de segurança pública. Na sexta-feira (2), o governador anunciou que tivemos o melhor novembro dos últimos 10 anos na redução dos números de violência em Alagoas. Há um investimento muito forte também na infraestrutura das estradas para que o turista que chega aqui também vá ao interior. Estamos tornando o Estado melhor para que o turista tenha a melhor experiência possível em nosso Estado", disse Luiza Barreiros.

 

A secretária também lembrou do investimento que está sendo feito para a construção do Aeroporto de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. "A obra está em pleno vapor. É um dos grandes projetos da nossa gestão. Será um importantíssimo equipamento e a gente vê que o nosso Aeroporto Zumbi dos Palmares também está sendo ampliado para recebermos voos maiores. Todo investimento nessa área é importante, porque é um dos principais ativos econômicos que nós temos em Alagoas", concluiu Luiza Barreiros.

 

A Argentina é a principal fonte de turistas estrangeiros para o Estado - prova disso é a chegada da argentina de Mar del Plata, Sónia Kristoffersen, que está vindo pela terceira vez aproveitar as férias em Alagoas.  “Estamos muito felizes com a retomada desse voo. É a terceira vez que venho a Alagoas e, desta vez, vim com mais doze pessoas da minha família para aproveitar as praias de Maragogi. Amamos o Estado, é belíssimo”, afirmou a turista.

 

A operação aérea retomada neste domingo começou em 2016, e reinicia agora, após um período suspenso em virtude da pandemia da Covid-19.

 

"O turismo foi uma das áreas que mais sofreram na pandemia e a temporada de Alagoas vem com força total nesse verão, mostrando a retomada do setor em grande estilo com esses marcos, como a temporada dos cruzeiros, iniciada essa semana, e a retomada do voo direto da Argentina, que irá operar semanalmente", pontuou a secretária, Caroline Balbino.

 

A secretária ressaltou ainda que o governador Paulo Dantas está empenhado em fortalecer o turismo de Alagoas e, pessoalmente, estará reunido com algumas empresas aéreas em São Paulo já para tratar do aumento da malha aérea alagoana.

 

"Os nossos incentivos tributários também são diferenciados dos outros estados do Nordeste, o que facilita o crescimento da nossa malha aérea. Alagoas vem promovendo ações para que os turistas se sintam acolhidos, com apresentações artísticas, nosso Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com informações e mapas. Cada turista também recebe um kit do nosso filé, a marca do nosso artesanato”.

 

Turismo Seguro


A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

 

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional: Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

 

O Estado também registra 2.308 empreendimentos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.