17/07/2021 11:53 | Segurança

Governo de Alagoas promoveu a 4ª maior ampliação de investimentos em Segurança Pública no país

No comparativo entre 2019 e 2020, as despesas realizadas pelo Estado com as forças policiais tiveram acréscimo de 16,9%


Márcio Ferreira


Secom Alagoas

Os esforços do Governo do Estado para tornar Alagoas um lugar mais seguro foi outro aspecto destacado na edição 2021 do Anuário Brasileiro da Segurança Pública. A publicação, divulgada na última quinta-feira (15), comprova a evolução no aporte financeiro concedido pelo Executivo estadual para as Forças de Segurança: Alagoas aparece como o 4º ente federativo que mais ampliou os investimentos no combate à violência. Enquanto isso, 16 estados tiveram queda, e a média dos investimentos entre todos os estados e municípios brasileiros nessa área também caiu.

No comparativo entre 2019 e 2020, as despesas realizadas – incluindo policiamento, defesa civil, informação e inteligência e demais subfunções – tiveram acréscimo de 16,9%. No ano passado, o valor destinado às Forças de Segurança foi superior a 1 bilhão e 354 milhões de reais. Quando destacado apenas o repasse para a categoria Policiamento, o Governo de Alagoas também figura na quarta colocação, com aumento de 49,7% nos recursos.

“Esses investimentos viabilizam o maior ciclo de redução de violência da nossa história, o que certamente melhora a vida do povo alagoano, a segurança do próprio profissional da Segurança Pública e melhora o ambiente de negócio para o Estado receber mais investimentos privados, especialmente no turismo”, considerou Renan Filho, durante a entrega de 58 viaturas blindadas às forças policiais do Estado, no último mês de abril.

A progressão se confirma ao observar o crescimento percentual de 12,8% em 2019 para 13,9% em 2020, no tocante à participação das despesas realizadas com Segurança Pública em relação ao total das despesas realizadas pelo Executivo estadual. É o maior percentual em relação ao orçamento total da série histórica desde 2015, e o 4º maior do país em 2020.