08/03/2023 16:49 | Tecnologia e Inovação

Governo de Alagoas oferece curso gratuito de Programação

Projeto tem como objetivo impulsionar a inovação e economia criativa em Alagoas; inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março

Daniel Borges/AscomSecult

Para marcar o início da agenda de ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa em Alagoas, o Governo do Estado abre inscrições para o curso gratuito para formação em Programação, por meio do programa One. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), em parceria com a Oracle Brasil, One Next Education e Faculdade de Negócio (Fan).

Serão disponibilizadas 120 inscrições para a seleção de 40 vagas, que poderão ser realizadas no cuca.al.gov.br até o dia 23 de março. As aulas serão realizadas no laboratório do programa Oxetech, localizado no primeiro andar do Centro de Inovação de Alagoas, na Rua Melo Póvoas, 110, em Jaraguá.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, "o curso terá um impacto positivo no desenvolvimento da economia criativa de Alagoas. Isso porque a cultura é uma das principais fontes de criatividade e inspiração para a inovação”, disse.

O projeto tem o objetivo social de capacitar pessoas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho por meio de empresas parceiras. “Será uma grande oportunidade para quem deseja aprender a programar e desenvolver habilidades digitais, que são cada vez mais necessárias no mercado de trabalho atual. Ao concluírem as atividades, os estudantes terão acesso a uma plataforma de banco de talentos, possibilitando a participação em processos seletivos das empresas parceiras.”, destacou a titular da pasta.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essa parceria fortalece o ecossistema de CTI e engrandece o trabalho que a secretaria vem realizando na qualificação tecnológica de jovens e adultos.

“A Secti tem desenvolvido uma série de programas voltados para a qualificação profissional nas áreas de tecnologia e inovação, por meio do Oxetech e dos seus laboratórios espalhados pelo interior do Estado. Nosso propósito é formar, cada vez mais, jovens e adultos e inseri-los no mercado de trabalho alagoano. A parceria com a Secult e com a Oracle Brasil é de fundamental importância para essa trilha que traçamos. E mostra o quanto o Governo de Alagoas, como um todo, tem investido fortemente na área.”, afirmou Silvio Bulhões.

O curso é destinado, prioritariamente, para pessoas maiores de 18 anos, de baixa renda, residentes em Alagoas, que sejam entusiastas por tecnologia e programação de dados e tenham disponibilidade de tempo para estudar, no mínimo, quatro horas por dia.

O candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa e não pode estar cursando ou já ter concluído pós-graduação, mestrado ou doutorado ou ter trabalhando com tecnologia e/ou desenvolvimento de sistemas. Também não pode estar cursando o ONE no momento de inscrição e ser membro da comunidade AlumniONE para ex-alunos.

Os alunos serão capacitados com habilidades técnicas e comportamentais para atuar como um Desenvolvedor Jr., profissional que trabalha para criar e melhorar sites, softwares e aplicativos, e o prepara para conseguir uma oportunidade de emprego.

As vagas serão divididas em duas turmas, com aulas de segunda a sexta-feira, nos horários de 11h às 13h e 16h às 18h. Cada turma cumprirá uma jornada de seis meses, divididos em quatro trilhas disponibilizadas na plataforma (Lógica de programação, Front-end, Back-end e Empreendedorismo). Ao todo são mais de 560 horas de conteúdo.