27/04/2023 14:18 | EducaçãoAgricultura

Governo de Alagoas lança Chamada Pública para compra de produtos da agricultura familiar

Cooperativas alagoanas serão fornecedoras da merenda escolar em todos os municípios


Pei Fon / Agência Alagoas


William Makaisy / Ascom Sedics

O governador Paulo Dantas anunciou novidades para 2023 do maior programa de combate à evasão escolar do País, o Escola 10, na quarta-feira (26).  E para implementar novas políticas públicas ao projeto, o Mais Merenda foi adicionado com chamada pública para a compra de produtos da agricultura familiar.


O edital contempla 17 itens do cardápio escolar da rede estadual de ensino e vai beneficiar alunos e cooperativas de todos os municípios do estado. A medida vai gerar renda para mais de 22 mil agricultores familiares, contribuir para a inclusão produtiva e a melhorar a qualidade da alimentação da comunidade escolar.


Segundo o governador Paulo Dantas, o lançamento da Chamada Pública para o Mais Merenda faz parte das ações do Governo para o desenvolvimento do segmento cooperativista do estado. “Vamos consolidar cada vez mais a agricultura familiar nas escolas. É preciso fortalecer esse setor econômico e democrático que gera emprego, renda e oportunidades. Com o Mais Merenda o cooperativismo agora vai oferecer produtos de qualidade para reforçar o comprometimento com nossas escolas”, destacou o governador.


Para o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, o lançamento da nova chamada pública é mais uma prova do compromisso do Governo de Alagoas com o segmento cooperativista.  


“Esse chamamento para compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar é um marco. Ano passado o governador fez o primeiro momento e esse ano reforça esse compromisso. Essa compra tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, associativismo e a economia solidária. Então, junto com Secretaria de Educação (Seduc), a Sedics vem acompanhando a evolução do projeto para construir esse momento que acontece junto ao lançamento de outros programas”, pontua.


O secretário explicou ainda que, após o lançamento oficial, o desafio agora é levar a informação da chamada pública para as cooperativas e associações alagoanas focadas na agricultura familiar.  A proposta é que elas possam vender seus produtos e abastecer as escolas em 100% dos municípios do estado. O mais importante é levar alimento de qualidade e seguro para os estudantes.


“Essa ação do Governo do Estado hoje fortalece cooperativas e associações da agricultura familiar como nunca antes nos últimos 10 anos. Ela efetiva uma política pública que é fruto também de um movimento feito pela sociedade civil, pelas entidades representativas das cooperativas – em especial pela Unicafes/AL. Esse é um passo de muitos para fortalecer cada vez mais o segmento”, reitera o secretário.


No evento, algumas cooperativas estiveram presentes, expondo seus produtos e trazendo um pouco do que há de melhor na produção familiar de Alagoas. A primeira etapa da chamada abrange apenas um número inicial de produtos que serão comprados. Nas etapas seguintes, o edital deve ampliar o número de cooperativas.