06/10/2021 09:07 | Educação

Governo de Alagoas lança caravana da Educação em Palmeira dos Índios nesta quinta (7)

Evento Avança Escola 10 contará com palestras, bate-papos, espaços para troca de experiências entre professores, alunos e municípios, além de salas tira-dúvidas

Márcio Ferreira/Arquivo

Rafaela Pimentel

Um dia inteiro de programações variadas e simultâneas para alunos, pais, gerentes, professores e gestores da rede pública. Esse é o Avança Escola 10, a caravana da Educação de Alagoas que chega nesta quinta-feira (7), a partir das 9h, em Palmeira dos Índios, inaugurando o início das atividades do programa em todo o estado. O evento será sediado na Escola Estadual Humberto Mendes e contará com a participação do governador Renan Filho e do secretário da Educação, Rafael Brito.

Para abrir o evento, no palco principal, a convidada Silvana Tamassia, diretora da Elos Educacional - Instituto Lemman, fará um grande bate-papo com o público sobre Gestão e Liderança.  A programação segue com a apresentação do governador e do secretário da Educação sobre os avanços e conquistas do programa Escola 10, além da assinatura da ordem de serviço para construção de duas novas creches no município. Depois do intervalo, a partir das 14h, a professora Graça e os professores Palmeron Couto e Daniel Camerino comandam dois aulões de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes da rede pública de ensino.

Além da programação do palco principal, o Avança Escola 10 contará com mais de cinco espaços diferentes, ofertando atividades paralelas para toda a comunidade escolar. Dividido em lounge, salas de tira-dúvida, estandes para troca de experiências entre alunos, professores e também municípios, áreas interativas e palco principal, o evento reunirá desde cases de sucesso do IDEB, roda de conversa com psicólogos, debate sobre diversidade e equipes da Seduc disponíveis para esclarecimento dos principais questionamentos das escolas.

Foto: Jonathan Lins

“Será um grande encontro com o melhor que temos na Educação de Alagoas. Palestras com nomes relevantes do setor, aulões focados na preparação dos nossos estudantes para a prova SAEB e Enem, além de troca de experiências exitosas dos municípios e escolas que se destacaram no último Ideb. A ideia é criar um verdadeiro espaço integrado de troca de contatos, conhecimento e práticas de sucesso. Queremos aproximar cada vez mais o espaço de diálogo entre toda a comunidade escolar e esse é apenas o nosso piloto, em breve, levaremos nossa caravana a outras regiões do Estado”, avalia o secretário da Educação, Rafael Brito.

Confira a programação completa:

Avança Escola 10 em Palmeira dos Índios

PALCO PRINCIPAL

Abertura cultural - Grupo de dança da Escola Humberto Mendes 9H

Palestra: Fundação Lemman - Silvana Tamassia, Diretora da Elos Educacional - Gestão e liderança 9h30

Intervalo: Capoeira - Escola Estadual Constança de Goes Monteiro

Apresentação programa Escola 10: Governador e Secretário 10h

Intervalo: Toré da Escola Estadual Indígena Mata da Cafurna

Aulão de Língua Portuguesa com Profª Graça e Prof. Palmeron Couto 14h

Intervalo: Apresentação de flauta e violão - Escola Estadual Muniz Falcão

Aulão de Matemática com o Prof. Daniel Camerino 15h30

Encerramento com apresentação artística da Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino 17h

LOUNGES

Bate-papo - Autoridade na família: respeito e diálogo com a psicológa Allisson Cavalcante 14h

Bate-papo - Protagonismo Juvenil e o Sucesso Escolar com a Influenciadora Ingrid Pereira de Santana do Ipanema 15h

Bate-papo - Projeto de vida: Empreendendo caminhos, trajetórias e sonhos com a Prof. Silveira Nascimento da Escola Constança (Major Isidoro) 16h

Bate-papo - Resiliência: um tema para repesarmos a Educação de Hoje - com o choach Jaelson Nazário 17h

STANDS

Experiências êxitosas das Escolas Estaduais com foco em Busca Ativa e prova SAEB: 9h-17h

1. Escola Luiz Duarte (Estrela)

2. Escola Almeida Cavalcanti (Palmeira)

3. Escola Estadual Djanira Santos Silva (Palmeira)

4.Escola Estadual Indígena Mata da Cafurna (Palmeira) 5.Escola

Estadual Marques da Silva (Belém)

6.Escola Estadual Belarmino Vieira (Minador do Negrão) 7.

Escola Elza Soares Cavalcante (Quebrângulo)

Exposição de robótica e PI (Projetos Integradores): 9h-17h

1. Robótica: Escola Estadual Luiz Duarte (manhã) - Prof.

Jadielson José da Silva Santana

2. Robótica: Escola Estadual Graciliano Ramos (tarde) - Prof.

Jânio Paulo Eliotério

3. Projeto Integrador: Escola Estadual Humberto Mendes

(manhã) - Prof. Geovane Barros dos Santos

4. Projeto Integrador - Escola Estadual Graciliano Ramos (tarde)