02/03/2023 18:36 | Desenvolvimento Humano

EDUCAÇÃO INFANTIL

Governo de Alagoas inaugura 30º Creche Cria nesta sexta-feira (3), em Piranhas

A creche vai funcionar no povoado de Lagoa Nova, beneficiando cerca de 200 crianças de 1 a 5 anos

Meta do Governo é entregar 200 creches até o final de 2024

Pei Fon / Agência Alagoas

Fabiana Silva Barros / Ascom Secria

O governador Paulo Dantas inaugura, nesta sexta-feira (3), às 11h, a 30ª Creche Cria, construída pelo Governo de Alagoas no povoado de Lagoa Nova, zona rural do município de Piranhas.

As creches são construídas e totalmente equipadas com recursos próprios do Estado, em terrenos doados pelos municípios. Depois de prontas, são repassadas às prefeituras, que ficam responsáveis pela gestão do equipamento. A previsão é entregar 200 unidades até o final de 2024.

A Creche Cria de Piranhas vai funcionar por turno e já possui matriculadas 102 crianças entre 1 e 5 anos de idade. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil em Piranhas, Márcia Campos, no povoado Lagoa Nova havia uma escola de ensino fundamental que ofertava a educação infantil para crianças a partir de 4 anos. “Será a primeira creche com essa estrutura”, afirmou. Segundo ela, o início das aulas está previsto ainda este mês.

Márcia destacou que a expectativa para o início do funcionamento é grande. “Recebemos a creche com grande satisfação, por conta da ampliação da oferta que vai possibilitar; sem contar com a estrutura magnifica. Além disso, ainda não ofertávamos vagas para crianças de um ano”, disse.

A Creche Cria vai receber o nome de Centro de Educação Infantil Maria Eroltides Alves Gonzaga, a "Dona Branca", uma das primeiras moradoras de Lagoa Nova e a primeira merendeira da Escola Municipal Deputado José Bandeira de Medeiros.

Estrutura

As creches são mobiliadas e possuem ambientes lúdicos com salas de aulas e espaços destinados para refeitório, cozinha, copa, almoxarifado, lavandeira, sala de professores e administrativa, além de berçário e sala multiuso.

O conceito do lúdico nos espaços se dá ao utilizar cores, formas e materiais que se adequam melhor ao desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças. “Um dos diferenciais da Creche Cria é que focamos no desenvolvimento neurocognitivo, como o tapete sensorial. Nele, as crianças podem trabalhar o tato com os pés e as mãos”, ressaltou Paula Dantas, secretária da Primeira Infância.