09/03/2023 11:28 | SegurançaDesenvolvimento Humano

Governo de Alagoas garante método socioeducativo diferenciado para mulheres

Mudanças implantadas pela Seprev segue o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assegura um novo jeito de cuidar das socioeducandas


As adolescentes em medida de internação contam com atendimento especializado e profissionais que enxergam este público de forma humanizada

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Nos últimos anos, o Sistema Socioeducativo de Alagoas passou por mudanças significativas em sua estrutura e nas metodologias utilizadas no atendimento de adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei. Investimentos destinados à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), permitiram a criação de uma estrutura de qualidade e a atenção integral ao público socioeducativo, fortalecendo a prevenção à reincidência infracional.

 

Essas mudanças são percebidas claramente na Unidade de Internação Feminina (UIF), onde as adolescentes em medida de internação contam com um atendimento especializado e profissionais que enxergam este público não sob a ótica da infração, mas como seres humanos em construção, que precisam de acolhimento e de auxílio para superar os erros do passado, construir novas perspectivas para o futuro e serem reinseridos na sociedade com êxito.

 

A supervisora da UIF, Silvia Medeiros, explica que o cuidado com as adolescentes começa desde a sua chegada à unidade. Lá, elas são acolhidas de forma humanizada e recebem tratamento digno durante toda sua permanência na unidade. O atendimento contempla o direito à escolarização, qualificação profissional, atenção integral à saúde, ambiente decente - incluindo os alojamentos -, cuidados de higiene pessoal, entre outros fatores importantes.

 

“As conquistas foram inúmeras nos últimos anos. Contamos com uma estrutura de excelência e equipe técnica comprometida com um trabalho transformador junto às adolescentes. Um avanço que podemos destacar foi a implantação de uma equipe de saúde dentro da unidade, que tem proporcionado mais segurança, assistência e tranquilidade para todas”, diz.

 

Esse cuidado é visto também na estrutura da unidade, que segue as normas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A unidade conta com 34 vagas, das quais apenas seis encontram-se ocupadas, salas de aula, sala de vídeo, biblioteca, quadra de vôlei de praia, paisagismos, entre outras características que trazem o toque feminino ao local.



 

“Oportunizar um atendimento socioeducativo de excelência tem sido prioridade para o Governo do Estado, na pessoa do governador Paulo Dantas, e do secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira. Prova disso foi a implantação de um alojamento materno, climatizado e equipado para receber com dignidade adolescentes que são mães e seus bebês por um período de até seis meses”, diz a supervisora.

 

Metodologias

 

Monysy Sarmento, psicóloga da UIF há nove anos, explica que o cumprimento da medida socioeducativa funciona igualmente para adolescentes de ambos os sexos, mas que a equipe técnica busca compreender cada indivíduo como alguém único, que precisa de cuidado e atenção particulares.

 

“Nosso trabalho na UIF compreende o resgate de valores da adolescente, o que acontece por meio da socialização, com base em regras, direitos e deveres. Buscamos resgatar os vínculos familiares e proporcionamos a ressignificação da vida, com um atendimento humanizado e considerando as individualidades de cada uma delas”, diz.

 

A psicóloga ressalta ainda que, além do ensino regular, desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Paulo Jorge dos Santos, a equipe da Sumese desenvolve um trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento humano, muitas vezes proporcionando às adolescentes o primeiro contato com a cultura, a arte, o esporte e o lazer.

 

“Por meio de projetos, trabalhamos na Unidade Feminina o empoderamento, a autoestima, a autoconfiança, o amor próprio e projetos de vida, fazendo-se cumprir uma medida socioeducativa eficaz na socialização dessas adolescentes”, disse.

 

Dentre as atividades, vale ressaltar o projeto “Arte, amor e sabor”, que compreende aulas de culinária e artesanato, onde são trabalhados a criatividade, a autoconfiança, o trabalho em equipe e o empreendedorismo, viabilizando um primeiro direcionamento para empregabilidade e geração de renda.