09/03/2023 17:19 | Turismo

Governo de Alagoas entrega planos diretores de Barra de Santo Antônio e Milagres

Documentos determinam diretrizes para o melhor ordenamento das cidades através do crescimento sustentável e responsável do segmento do turismo

Planos Diretores vão auxiliar no desenvolvimento ordenado e planejamento sustentável das cidades

Pei Fon / Agência Alagoas

Texto de Thiago Tarelli e Rafael Maynart

O turismo é uma atividade econômica atrelada diretamente ao ordenamento urbano, infraestrutura e planejamento sustentável das cidades. Pensando nisso, o governador Paulo Dantas e a secretária do Turismo, Bárbara Braga, entregaram os Planos Diretores aos municípios de Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres aos respectivos prefeitos, na manhã desta quinta-feira (09), no Palácio República dos Palmares.

A prefeita Livia Carla, da Barra de Santo Antônio, e o prefeito Jadson Lessa, de São Miguel dos Milagres, receberam das mãos do governador o Plano Diretor dos Municípios, que visa planejar e estruturar as cidades para o turismo, promovendo melhorias de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados à atividade, o que impacta diretamente a economia destas cidades. Os documentos serão encaminhados para as respectivas Câmaras de Vereadores para serem apreciados e colocados em votação.

O governador Paulo Dantas reforçou que o objetivo do Estado é auxiliar no desenvolvimento ordenado dos municípios. Segundo ele, o Plano Diretor impacta tanto no dia a dia de seus habitantes como na recepção de seus turistas, prospectando um maior fluxo de visitantes, considerando que a cidade tem infraestrutura adequada para recebê- los.

“Fico muito feliz em poder entregar esse material para as prefeituras da Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios turísticos que recebem milhares de visitantes o ano todo. Esses planos diretores vão auxiliar as prefeituras no planejamento e execução de obras para o melhor desenvolvimento, melhorando a vida da população e a infraestrutura para receber turistas e novos investidores”, disse.

De acordo com a secretária Bárbara Braga, o Governo de Alagoas investiu mais de um milhão de reais para a elaboração dos planos já entregues, que inclui também o município de Porto de Pedras, já contemplado com a iniciativa que tem o intuito de promover o crescimento ordenado dessas cidades por meio de diretrizes sustentáveis e responsáveis para todo o setor do turismo.

"Essa é mais uma ação de grande importância e impacto. Realizamos a entrega dos planos diretores de Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios localizados numa região de turismo já consolidado e que necessita de atenção para o combate ao crescimento desordenado, que é a Costa dos Corais. Os Planos Diretores promovem de maneira integrada a organização urbanística e a justa distribuição espacial dos empreendimentos e habitantes dos municípios, impedindo, assim ,desvirtuamento no crescimento e efeitos negativos no que tange ao meio ambiente. Demos mais um passo na consolidação de um planejamento sustentável do turismo de Alagoas", concluiu a secretária.

A prefeita Livia Carla e o prefeito Jadson Lessa agradeceram ao governador Paulo Dantas pelos documentos e reforçaram o compromisso de dialogar com os vereadores de cada um dos municípios acerca da aprovação do Plano Diretor, reforçando sua importância na captação de novos empreendimentos para as cidades.