19/04/2023 11:21 | Desenvolvimento Econômico

Governo de Alagoas dispensa apresentação de ICMS estoque para 131,2 mil empreendedores

De acordo com dados da Sefaz, microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte representam 92% do comércio de Alagoas


Governador Paulo Dantas diz que medida é fruto de muito trabalho, diálogo franco e transparente com todas as entidades representativas

Pei Fon


Carlos Nealdo

O governador Paulo Dantas (MDB) autorizou a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), nesta terça-feira (18), a dispensar a apresentação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o estoque de mercadorias – o chamado ICMS estoque –, para microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte. A medida, que vai beneficiar 131,2 mil negócios em Alagoas, foi regulamentada por meio de Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE).


 

De acordo com dados da Sefaz, microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte representam 92% do comércio de Alagoas. Além de beneficiar essa categoria, a decisão do governador Paulo Dantas também irá abranger empreendedores que continuarão obrigados a entregar o ICMS estoque. Neste caso, o governo autorizou a regularização do pagamento em até 36 parcelas.


 

A Instrução Normativa SEF (Secretaria de Estado da Fazenda) nº 20 publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial, altera a Instrução Normativa SEF nº 18, de 29 de março de 2023, que dispõe sobre o levantamento do estoque e apuração do respectivo imposto, em decorrência do aumento de alíquotas do ICMS com a edição da Lei nº 8.779 de 20 de dezembro de 2022, de mercadorias no regime de substituição tributária.

 

A nova Instrução Normativa da Sefaz também adia para o mês de julho a entrega, por parte dos empreendedores, do Resumo do Demonstrativo de Levantamento do Estoque de Mercadoria, que deve ser apresentado através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

“Tudo isso é fruto de muito trabalho, diálogo franco e transparente com todas as entidades representativas, como Associação dos Supermercados de Alagoas; Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal); Associação do Comércio Atacadista Distribuidor Alagoano (Acadeal); Associação Comercial de Maceió; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Movimento Alagoas Competitiva (MAC); além de contadores e advogados”, destacou Paulo Dantas.