10/01/2023 14:22 | Meio Ambiente

Governo de Alagoas cria Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais

Sala de Alerta da Semarh ganha status institucional e é transformada em Superintendência

Superintendente Vinícius Pinho na sala de Alerta da Secretaria d Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Ascom Semarh

Tiago Di Lucas / Ascom Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se transformou em Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. A mudança foi homologada pelo governador Paulo Dantas na Lei Delegada 48, publicada em 31 de dezembro de 2022.

Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, ”o trabalho que tem sido realizado pelos técnicos da Sala de Alerta teve o reconhecimento do nosso governador, Paulo Dantas, que criou, na Lei Delegada de número 48, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, e nada mais adequado do que a gente ter o Vinicius Pinho, que já coordenava a Sala de Alerta, como Superintendente desta pasta. Esse é um reconhecimento também nosso a esse trabalho que tem passado nas TVs, nas rádios e nos sites, enquanto um grande espaço de prevenção que tem salvado muitas vidas”.

Na prática, a estrutura da Sala de Alerta, que não existia no organograma institucional, agora funcionará como Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, se encarregando do controle e vigilância acerca dos dados meteorológicos e emissão de alertas climáticos no Estado de Alagoas.

Para o meteorologista Vinícius Pinho, agora superintendente, a missão foi recebida com muito entusiasmo."A criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais foi uma vitória, porque pela primeira vez a gente vê o nosso trabalho ser reconhecido pela Secretaria, e isso foi uma felicidade imensa. A Sala de Alerta tem uma atuação forte junto à população, mas institucionalmente ela não existia, e esse fortalecimento do Governo do Estado pela Semarh faz com que melhore muito a qualidade do nosso serviço, porque a equipe vai trabalhar com mais segurança e consequentemente com resultados melhores”, explicou.

Dentre as atribuições da nova Superintendência, estão o acompanhamento e controle dos alertas gerados pelo nível de chuvas, aumento da vazão de rios, velocidade do vento, além da previsão do tempo para toda Alagoas. O setor também atuará na prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais, como enchentes, desabamentos de encostas e barreiras, buscando, nas análise dos dados, garantir a proteção do povo alagoano.

SERVIÇO DE IMPRENSA

Qualquer solicitação de entrevistas, notas e esclarecimentos, deve ser encaminhada ao Assessor de Comunicação, Tiago Di Lucas, através do telefone/whatsapp (82) 98216-0149