11/02/2022 17:40 | Covid-19Assistência Social

Governo de Alagoas conclui entrega de cestas básicas aos 102 municípios do estado

Ascom Seades

Karina Lima Moraes

O Governo de Alagoas concluiu, nesta sexta-feira (11), a entrega de cestas básicas do pacote de auxílio do Vacina Alagoas - programa lançado, em 2021, pelo governador Renan Filho para garantir segurança alimentar à população mais vulnerável no período de pandemia da Covid-19. Montante de 210.200 cestas básicas foi distribuído entre os 102 municípios do estado. Deste, apenas para Maceió, o quantitativo chegou a 29.748 e foi destinado à população em situação de insegurança alimentar da capital do estado.

Por meio do aporte financeiro do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FECOEP), direcionadas aos grupos em condição de pobreza e extrema pobreza, inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico), as cestas básicas estavam compostas de 12 itens alimentícios de primeira necessidade.

Nesse processo, os municípios ficaram responsáveis pela retirada dos produtos no local de distribuição, conservação em suas regiões e logística de entrega à população local. Após o encerramento, será feita a prestação de contas por parte das prefeituras municipais.

Grupos de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, contaram com a presença das equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), órgão responsável pela compra e distribuição do benefício eventual, no momento de entrega das cestas básicas - resultado de parceria e alinhamento com as prefeituras municipais. Cidades ribeirinhas, atingidas pelo aumento do volume de águas, também foram contempladas com o benefício de segurança alimentar.

Cestas Básicas em Maceió

A capital do estado preferiu ser a última a retirar as cestas básicas do local de distribuição. Ela recebeu o maior quantitativo de itens do programa, totalizando 29.748 cestas básicas. Apenas à prefeitura de Maceió foram entregues 21.670 - esta ficou responsável pela logística de distribuição ao público-alvo geral do programa. Os demais produtos, num quantitativo de 8.078, foram destinados pela Seades a entidades sociais e a beneficiárias do Cartão CRIA - em acerto com o município de Maceió, na cooperação da logística de distribuição.

Às gestantes e mães beneficiárias do Cartão CRIA, as quais atendem ao perfil social do programa, foram entregues 3.299 cestas básicas. Às mais de 40 entidades sociais, localizadas em bairros periféricos e grotas de Maceió, estiveram destinadas 4.779 cestas - demanda iniciada por meio de ofícios endereçados à Seades, que, após verificação do NIS das pessoas a serem contempladas, procedeu à distribuição dos itens alimentícios.