07/03/2023 13:41 | Desenvolvimento Econômico

Governo concede incentivos fiscais para desenvolvimento do polo de vestuário em S. Miguel dos Campos

Paulo Dantas prestigiou inauguração da segunda fábrica têxtil instalada no Polo Vera Cruz, que contará com seis empreendimentos

Inauguração da fábrica do Corte Fabril, no Polo de Vestuário e Acessórios Vera Cruz, em São Miguel dos Campos

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agencia Alagoas

O governador Paulo Dantas participou na manhã desta terça-feira (7) da inauguração da fábrica do Corte Fabril, no Polo de Vestuário e Acessórios Vera Cruz, em São Miguel dos Campos.  Durante o evento, ele anunciou ainda a inauguração de mais duas grandes obras: o saneamento dos conjuntos habitacionais Hélio Jatobá I, II e III, onde moram mais de oito mil famílias, e a Rodovia do Futuro, que vai ligar a parte alta e baixa da cidade. As duas obras foram executadas em parceria com o município e receberam um aporte de mais de 30 milhões do Estado.

"Estamos aqui numa união de forças e esforços do Governo do Estado, do município de São Miguel dos Campos, da Federação das Indústrias, do Sindicato do Vestuário para promover o desenvolvimento e geração de emprego e renda  por meio de incentivos fiscais a novos negócios em Alagoas e em breve voltaremos aqui para inaugurar mais obras importantes para o desenvolvimento da cidade", ressaltou Paulo.

Ao destacar a instalação de novas empresas no Estado, Paulo lembrou que segundo o Cadastro  Nacional de Geração de Empregos (Caged), Alagoas foi o Estado com melhor desempenho na geração de empregos no Brasil em 2022. “Vamos continuar indo em frente junto com os municípios para conceder incentivos que gerem mais emprego e renda aos alagoanos", acentuou o governador.

O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, agradeceu a presença do governador mais uma vez no município. "O governador Paulo Dantas sempre esteve em São Miguel nos momentos festivos e angustiantes, como nas enchentes de 2022, dando todo suporte do Estado ao município".

Polo de Vestuário

A Corte Fabril é a segunda fábrica de seis que serão instaladas no polo vestuário de São Miguel,  juntas vão gerar mais 300 empregos diretos e indiretos. De acordo com o superintendente da Receita Estadual,  Kiko Suruagy, a instalação da indústria foi facilitada com o decreto Nº 88878, assinado pelo Governador Paulo Dantas no dia 14 de fevereiro de 2023, e que prevê um regime tributário diferenciado para as empresas do setor têxtil.

O decreto beneficia as indústrias do setor que estão adimplentes e são optantes do Simples Nacional." Isso não significa perda de arrecadação, pois essas fábricas vão movimentar a economia da região e gerar emprego e renda", salientou Kiko.

A proprietária da Corte Fabril, Lara Amorim,  explicou que a empresa vai recrutar, a partir da próxima segunda-feira, cerca de 20 costureiras para trabalhar na unidade, que vai ser direcionada para confecção de vestuário para sua loja em Maceió, a Maneka, e produção de uniformes  fardamentos operacionais e EPIs. "Serviremos de apoio para outros segmentos que queiram confeccionar seus vestuários ou uniformes personalizados para suas empresas, com a cessão do maquinários e de pessoal", salientou.  A Corte Fabril deve gerar 20 empregos diretos e 60 indiretos.

Para instalação da fábrica no polo de vestuário,  além de incentivo fiscal do Estado, o empreendimento recebeu isenção do ISS do município, que também cedeu o galpão e investiu na infraestrutura com a construção de banheiros, almoxarifado e refeitórios.

O presidente do Sindicato do Vestuário de Alagoas (Sindivest/AL), Chico Acioli, disse que a ideia é transformar São Miguel dos Campos no maior polo de vestuário de Alagoas, e por isso foi fundamental o incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado. "O nosso diferencial em relação aos outros polos industriais no Estado é que trabalhamos muito nossas peças aproveitando a riqueza do nosso artesanato, como o bordado de nossas rendeiras, a exemplo do filé", destacou Chico, que é proprietário da primeira fábrica instalada no polo, a Flor do Murici, que produz moda praia. Até dezembro, todas as seis fábricas do polo deverão estar em operação, produzindo não só vestuários, mas acessórios como bijuterias e bolsas.

Segundo o presidente da Federação da Indústria de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, hoje existem polos têxteis em 47 municípios alagoanos, gerando emprego e renda. Para ele, o Sesi e o Senai vem trabalhando para formação de mão de obra qualificada para essas fábricas. “É muito importante esses incentivos concedidos pelo governo para que o setor de confecção de Alagoas possa competir com outros Estados", pontuou o presidente da FIEA.

Toda a compra dos maquinários industriais de costura  em São  Miguel foi feita  pelo Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindvest/AL), além de contar com o apoio do Sesi/Senai para instalar o Centro de Formação de Profissionais para o setor.

De acordo com a secretária executiva da Indústria, Comércio e Serviços, Maria Luiza Tenório, que representou a secretária Caroline Balbino no evento, o Governo de Alagoas deve seguir apostando na interiorização do desenvolvimento. “É muito bom ver São Miguel dos Campos se destacando no setor têxtil. O município implantou a Unidade de Capacitação de Vestuário Vera Cruz, que possibilita a instalação de 5 empresas do setor, e que devem empregar mais de 300 pessoas. Alagoas avança, apostando também na interiorização do desenvolvimento, gerando empregos, renda e oportunidades para os alagoanos em todas as regiões”, pontuou a secretária executiva.

A solenidade de inauguração da nova fábrica foi prestigiada por diversas autoridades locais, empresários e os deputados estaduais Fátima Canuto, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo.