22/04/2022 09:39 | Segurança

Governo de AL investe R$ 10,5 milhões em Cisp tipo II em Piranhas; inauguração acontece segunda (25)

Unidade vai abrigar equipes das Polícias Civil e Militar que atuam na região

Arquivo Agência Alagoas

Paula Berle

A partir da próxima semana, a população do Sertão alagoano contará com mais um reforço na segurança pública da região. Isso porque, o governador de Alagoas, Klever Loureiro, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Elias Oliveira, inauguram nesta segunda-feira (25), o novo Centro Integrado de Segurança Pública de Piranhas (Cisp). A unidade do tipo II é resultado do investimento de R$ 10,5 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual e vai intensificar a atuação das forças de segurança na região, levando mais segurança para Piranhas e para as cidades circunvizinhas.

O município de Piranhas foi escolhido para receber um Cisp do tipo II, que é maior que os do tipo I, devido a sua localização estratégica na fronteira entre Alagoas e Sergipe, fechando o cerco contra a criminalidade no Sertão. Os dois pavimentos do prédio de 1.300 metros quadrados vai abrigar equipes da Polícia Civil e Militar, proporcionando mais conforto para os profissionais e um bom atendimento à população.

O equipamento de segurança conta com sala para a Inteligência, de Planejamento de Operações, posto de identificação, Centro de Operações (Copom), alojamento para oficiais e praças, divididos para homens e mulheres, vestiários, sala de reuniões, reserva de armas e depósito para a Polícia Militar.

Já a Polícia Civil terá sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional, depósito, alojamentos para delegados e agentes e sala de reuniões. Na área comum haverá copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.

O prédio do tipo II, também contém mais celas de flagrantes que as do tipo I. Nessas unidades, a capacidade é de até 32 presos, divididos em cinco celas para presos do sexo masculino, feminino e para menores. Já estão em funcionamento 36 Cisps nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela,

Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Rio Largo e Penedo.

Estão em construção uma unidade do tipo III, em Santana do Ipanema, uma unidade do tipo II, em Atalaia, e dez do tipo I, no distrito de Pindorama, em Coruripe, Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi, Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel e Estrela de Alagoas que, em breve, serão entregues à população.