02/07/2022 16:20 | Serviços

Governo anuncia medidas para auxílio aos munícipios atingidos por enchentes

Chuvas atingiram os 102 municípios alagoanos, mas 29 estão em situação mais crítica

Fábia Assupmção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou neste sábado (2), durante uma coletiva de imprensa, que o Estado vai garantir todo apoio aos municípios alagoanos que foram castigados pelas chuvas dos últimos dois dias.

"O Alagoas está em estado de alerta e de atenção. Temos que ter muito cuidado com o aumento de volume de água nas nossas lagoas, que pode vir atingir municípios como Maceió, São Miguel dos e Marechal Deodoro. Nos últimos dois dias choveu mais que nas enchentes de 2010, só que tivemos menos vítimas, e nenhuma morte, devido ao trabalho de prevenção", alertou o governador.

A sociedade alagoana pode ficar tranquila, porque vamos garantir todo o apoio aos municípios atingidos pelas chuvas e também às pessoas que ficaram desalojadas e desabrigadas", assegurou Paulo Dantas.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo governo foi a instalação do Gabinete de Crise, composto pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Secretarias do Gabinete Civil, Infraestrutura e dos Transportes. O governo deve editar um novo Decreto de Emergência que deverá ampliar o número de municípios dos 35 que já tiveram decretada essa situação, que pode chegar a 55.

O governador esteve pela manhã nas cidades de Atalaia e União dos Palmares e sobrevoo Murici e Branquinha. Paulo Dantas listou 29 município em situação mais crítica: Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Dois Riachos, Limoeiro de Anadia, Murici, Matriz do Camaragibe, Paulo Jacinto, Pilar, Porto de Pedras, Feliz Deserto, Jacuípe, Jundiá, Maragogi, São José da Lage, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Santana do Mundaú, Satuba, Taquarana, União dos Palmares, Viçosa, Pão de Açúcar, Rio Largo e Quebrangulo. Destes, pelo menos 13, que ainda não haviam decretado situação de emergência, deverão ser incluídos no novo decreto de situação de emergência e receberão toda assistência do governo, que vai ampliar o número de pessoas atendidas pelo auxílio-chuva no valor de R$ 2 mil.

O governador agradeceu o trabalho de toda equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. "O Corpo de Bombeiros tem mais de 300 pessoas trabalhando 24 horas, dando assistência às pessoas atingidas pelas chuvas".

O Estado disponibilizou também três helicópteros para o trabalho de assistência a desabrigados e desalojados e está trabalhando para recuperar, o mais rápido possível, as estradas destruídas pelas chuvas. O Departamento de Estrada e Rodagens (DER) está com equipes de plantão 24 horas para realizar serviços nas rodovias atingidas pelas chuvas.

Segundo o governador, a situação mais crítica é das rodovias federais, principalmente nas BR 104, nos municípios de São José da Lage, Ibateguara e Murici, e BR 101 em Junqueiro, Novo Lino e Joaquim Gomes. Paulo Dantas informou que a estrutura do governo estadual estará de prontidão para ajudar na recuperação dessas rodovias.

Segundo Paulo Dantas, o Estado tem recebido pouco auxilio do governo federal para dar assistência nesse momento difícil que Alagoas atravessa, e que está em contato direto com todos os municípios mais atingidos pelas chuvas.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, além dos 35 municípios que já tinham decretado situação de emergência, ao menos mais 13 municípios do Vale do Paraíba e Mundaú foram atingidos pelas fortes chuvas.

"Nunca tivemos registro de tantas tempestades com essa frequência. Nos últimos 60 dias choveu mais do que a quantidade de chuvas previstas para o ano inteiro", atestou o coordenador da Defesa Civil.

Ele afirmou que as últimas chuvas atingiram o estado inteiro, principalmente os municípios do Vale do Paraíba e Mundaú, a exemplo de Atalaia, Viçosa, Capela, União dos Palmares e São José da Lage, onde todos os rios transbordaram. Ainda não é possível, de acordo com Moisés Melo, informar o número exato de desabrigados e desalojados.

"Estamos aguardando informações das Defesas Civis Municipais, mas os coordenadores ainda estão muito ocupados dando assistência às vitimas", observou.

DESABASTECIMENTO

Há riscos também de desabastecimento de água em alguns municípios, já que algumas adutoras foram atingidas pelas enchentes. Quarenta cidades tiveram paralisados os sistemas de abastecimento de água, mas as equipes da Casal já estão mobilizadas para restabelecer o abastecimento.

A Companhia também vai colocar à disposição caminhões-pipas para atender os municípios em situação de emergência.

SALA DE ALERTA

O Coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, disse que a previsão é que haja uma redução significativa do nível de chuvas em Alagoas.

Mas a grande preocupação é com as chuvas no estado de Pernambuco, que podem impactar os rios em Alagoas. "Nos últimos 60 dias, tivemos um volume de chuvas de 1000mm, que corresponde ao esperado para o ano inteiro.

Só nesses últimos dois dias, choveu 75% que estava previsto para todo mês de julho. Vinícius acrescentou que o volume de chuvas deste ano foi bem mais intenso do que o verificado em 2010".

Ainda não fizemos um estudo sobre isso, mas 10 medidores pluviométricos que instalamos nas bacias do rios acima do volume registrados em 2010, pelo menos quatro foram encobertos pelas águas", explicou Vinícius.

ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS

A Defesa Civil Estadual já está recebendo donativos, roupas, agasalhos e alimentos, para os desabrigados e desalojados. Os donativos podem ser entregues no quartel do Corpo de Bombeiros, no Trapiche da Barra.