19/11/2021 17:41 | Saúde

Governo amplia assistência à saúde da região Norte com novo Centro e mudança de perfil do Hospital Regional

Entrega e anúncio foram oficializados pelo governador de Alagoas, Renan Filho, durante as atividades do 2° dia de Governo Presente

Márcio Ferreira

Pollyana dos Anjos e Suely Melo

Os moradores da região Norte do Estado passam a contar, a partir de hoje, com um Centro de Referência de Especialidades que vai assegurar um diagnóstico preciso em saúde e ampliar a assistência oferecida à população. A unidade, que fica anexa ao Hospital Regional do Norte, foi construída com recursos próprios na ordem de mais de R$ 5 milhões e entregue nesta sexta-feira (19) pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e pelo secretário de Saúde, Alexandre Ayres, durante programação do 2° dia de Governo Presente na região, na cidade de Porto Calvo.

Os equipamentos e serviços do Centro de Referência de Especialidades são de última geração, a exemplo da Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.

A ampliação da assistência em saúde para a população ficou ainda mais significativa com a mudança de chave anunciada pelo governador no evento. A partir de amanhã (20), o Hospital Regional do Norte (HRN) muda o perfil assistencial, deixando, depois de quase 1 ano e meio, de ser atendimento exclusivo para Covid-19 e passando a abrir as portas para a população em geral.

O governador, em coletiva à imprensa, afirmou: “Teremos hoje aqui a abertura completa do Hospital Regional do Norte, localizado em Porto Calvo, mas que vai atender urgência e emergência, outros tipos de internações clínicas; vai fazer todos os tipos de cirurgias de pequeno, médio e grande porte também; vai oferecer os primeiro leitos de UTI da história do Norte de Alagoas e vai funcionar como uma maternidade do CRIA. As pessoas não vão mais precisar sair dessa região para que seus filhos nasçam. É, sem dúvida, o mais estruturante no âmbito da saúde para esta região”, assegurou.

Para ele, Alagoas vai avançar muito com este equipamento e assim vai também estruturar a região para receber mais investimentos.

A inauguração do Centro de Referências em Especialidades marca o novo momento do hospital, reitera o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Chegou o momento da gente virar a chave do hospital. Chegou o momento da região norte de Alagoas dar seu grito de emancipação na saúde pública e bater no peito forte e dizer que aqui agora tem hospital de verdade para atender quem mais precisa. Tenho muito orgulho de estar secretário de Saúde de Alagoas”, salientou Ayres durante seu discurso.

Recursos próprios

O Hospital, construído com recursos próprios do Estado, vai contar com 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando a realizar, no primeiro momento, cirurgias de Média e Alta Complexidade nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia, além de Cardiologia, Neurologia, Ginecologia, Nefrologia e Urologia, posteriormente.

A população comemora a abertura do hospital para o atendimento amplo. Dona Ednildes, moradora da cidade de Porto Calvo há 30 anos e usuária do SUS, afirma que está muito feliz e explica:

“A gente tinha muita necessidade de um hospital dessa estrutura, porque todos os pacientes que aqui moram e procuravam atendimento, tinham que ir para a capital. E hoje, com esse hospital de grande estrutura e com equipamento completo, tudo o que precisarem e procurarem terão aqui no município”, disse a moradora.

Além do benefício à população, a unidade hospitalar também será um incremento para a economia local com a geração de mais de 1.000 empregos diretos, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, pessoal de logística e de apoio.

Na ocasião, o município doou um terreno para construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A construção será feita pelo Governo de Alagoas. Outra autorização de obra para o município foi dada pelo chefe do Executivo: uma nova creche do CRIA será erguida na cidade para atender cerca de 200 crianças e gerar 40 empregos diretos. O governador também anunciou a reconstrução do Clube Calabar.

Homenagem

O antigo prefeito da cidade, Caíca, faleceu em decorrência da Covid-19 e para homenagear a família, o governador anunciou que Hospital Regional do Norte levará o nome dele: Hospital Regional do Norte Carlos Eurico Leão e Lima.