03/11/2021 16:19 | Saúde

Governador visita obras do Hospital da Criança; unidade vai ampliar assistência à primeira infância em AL

Resultante das ações do Programa CRIA – Criança Alagoana, construção do centro hospitalar foi inspecionada por Renan Filho ao lado do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, na manhã desta quarta-feira (3)

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

As ações e políticas públicas constituídas pelo Governo de Alagoas para a primeira infância serão fortalecidas com o Hospital da Criança, que está sendo construído no bairro do Jacintinho, em Maceió. Na manhã desta quarta-feira (3), o governador Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, inspecionaram as obras da unidade integrante do Programa CRIA – Criança Alagoana.

O Governo de Alagoas está investindo R$ 15,2 milhões para a construção do Hospital da Criança, numa área de 4.261,29 m², ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto, também erguida pelo Estado. A unidade reforça a atuação do Programa CRIA na assistência hospitalar com o objetivo de ampliar a rede de atendimento ao público específico inserido na primeira infância: gestantes, mães e crianças entre 0 e 6 anos de idade.

Depois da criação de espaços lúdicos em unidades de pronto atendimento (UPAs) e dos investimentos em infraestrutura e atendimento humanizado em casas de partos e maternidades por todo estado – além da inauguração do Hospital da Mulher –, o CRIA realiza agora a inédita construção de um centro de saúde exclusivo e especializado para o público infantil.

Para o governador, a unidade será fundamental para estruturar a saúde pública em Alagoas. “Como a saúde infantil é um segmento específico, o ideal é que, assim como fizemos o Hospital da Mulher, tenhamos uma estrutura adequada para atender de forma exclusiva as nossas crianças e esse hospital fará exatamente isso. Essa obra é fundamental para estruturar a saúde pública em Alagoas”, destacou Renan Filho, durante a visita.

Alexandre Ayres considerou que o Hospital da Criança vai entrar para história da saúde pública de Alagoas. “Passaram-se muitos governos, mas faltava esse olhar para a saúde infantil. O governador Renan Filho priorizou a saúde pública e nós já entregamos cinco hospitais, esse daqui será o sexto”, enfatizou o secretário.

Para acelerar as obras de construção do Hospital da Criança e entregá-las até o final deste ano, Renan Filho revelou que a construtora, responsável pela execução dos serviços, passará a trabalhar em três turnos. Dessa forma, terá de contratar mais profissionais da construção civil, sobretudo para as funções de pedreiro, eletricista e gesseiro.

“Estamos correndo contra o tempo. A vontade do Estado é entregar [o Hospital da Criança] o quanto antes. As pessoas têm pressa e a gente também. Para você ter uma ideia, essa obra tem 130 profissionais trabalhando nela. Então, se você for gesseiro, pedreiro, eletricista, se apresente aqui, porque eles vão contratar mais gente para colocar um terceiro turno”.

Transformação

O Governo do Estado já construiu e entregou o Hospital da Mulher e o Metropolitano, em Maceió; o Regional do Norte, em Porto Calvo; o Regional da Mata, em União dos Palmares; e o Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. Serão construídos, ainda, o Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Metropolitano do Agreste, em Arapiraca; além dos hospitais do Idoso e do Coração, ambos na capital alagoana.

“Serão dez hospitais, na maior transformação da rede hospitalar que Alagoas já viveu, isso em meio à maior pandemia que o planeta enfrenta. Quando essa pandemia passar, a saúde pública alagoana estará muito mais preparada para atender o nosso povo, com investimentos em todas as áreas”, assegurou Renan Filho.

Mais necessitadas

Como iniciativa de perfil intersetorial, o CRIA combina ações entre as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social para promover uma verdadeira transformação social às famílias alagoanas mais necessitadas.

Além de se tornar, por meio do Cartão CRIA, o maior programa de transferência de renda do país em âmbito estadual – com o repasse de R$ 100 mensais a 60 mil beneficiárias –, o Criança Alagoana promove a construção de creches e praças, articula a aplicação de protocolos hospitalares mais humanizados e aprimora a assistência da saúde global a crianças, gestantes, puérperas e recém nascidos.