10/02/2023 15:54 | Segurança

Governador se reúne com aprovados dos concursos da PM e Corpo de Bombeiros

Na reunião, foi debatido o cronograma para as próximas etapas do certame das duas corporações


Uma nova reunião foi marcada para segunda-feira (13), quando será apresentada a proposta do Governo para a duas categorias

Pei Fon / Agência Alagoas


Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, se reuniu com representantes dos aprovados nos concursos públicos da Polícia Militar de Alagoas (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) nesta sexta-feira (10), para discutir um cronograma para as próximas etapas do certame das duas corporações. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares.

 

A reunião reflete o esforço do Governo em manter o canal aberto de diálogo entre as entidades representativas das categorias em busca de um denominador comum. Na oportunidade, ficou definido que uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (13), para apresentar uma proposta final contemplando todos os aprovados nos dois concursos.



 

“Estamos extremamente seguros do ponto de vista econômico e fiscal. Os aprovados participarão de um governo sólido, que faz política pública olhando para o futuro, para garantir aos servidores públicos que terão seus planos de cargos e salários obedecidos. Para isso, nós temos que ter responsabilidade”, declara o governador.

 

O secretário da Fazenda, George Santoro, esclarece que Alagoas não fazia concurso há muitos anos, porque tinha passado do limite legal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, desde 2015, o governo tomou decisões duras, mas necessárias, para garantir que o índice de pessoal do Estado estivesse em consonância com a LRF.

 

“Em 2021, atingimos 35% da Receita Corrente Líquida. Hoje, esse índice está entre 40% e 43%, dentro do que é estabelecido pela lei. Mas tudo isso foi feito sempre com responsabilidade e com diversas ações ao longo desses oito anos por um bem maior, capacitando o Estado”, lembra, Santoro, mencionando que em Alagoas há uma organização de que nenhum concurso é feito sem passar por várias áreas do governo, sempre reavaliando os momentos em relação ao concurso.

 

O secretário especial de Planejamento e Orçamento, Gabriel Albino, explica que foi feito todo o cálculo do impacto do concurso no seu início. Agora, haverá um recálculo disso. Este trabalho envolve os técnicos das secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Fazenda (Sefaz).

 

“Estamos buscando uma solução dentro do fluxo de caixa e das perdas ocasionadas pelo governo federal para todos os estados do Brasil. A Seplag vai atuar em alinhamento com a Sefaz, para chegar à solução mais viável quanto à convocação dos aprovados”, frisa Gabriel.

 

O aprovado no concurso para o cargo de Oficial da PM, David Piter, ressalta que a reunião foi positiva, principalmente por ficar clara a proatividade do governador e dos secretários para nomeação e início do curso.

 

“É importante salientar que o Curso de Formação de Oficiais (CFC) segue um calendário acadêmico. Nesse caso, é imprescindível iniciarmos dentro de um prazo razoável com todos os aprovados juntos, deixando claro a nossa necessidade de entrar para complementar o quadro de segurança pública do Estado”, destaca David Piter.

 

João Victor Rodrigues foi aprovado para o cargo de soldado do CBM e participou da reunião, enfatizando que tem certeza que o governador, assim como os secretários, vão se comprometer com relação à nomeação em pleito.

 

“Essa reunião trouxe algo concreto: o compromisso de um cronograma até segunda-feira (13). Eu e os demais concursados estávamos ansiosos por esse encontro, pois sabemos da responsabilidade do governador com seu povo. Fiquei muito feliz com a aprovação e aguardo começar o curso de formação o mais breve possível”, sinaliza.

 

Também estiveram presentes à reunião, o secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva; o comandante-geral da PM-AL, coronel PM Paulo Amorim; o comandante-geral do CBM-AL, coronel BM Jacques Wolbeck; o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier; e secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros.