11/03/2022 18:01 | SegurançaEducação

Governo de AL inaugura CISP e nova escola em Rio Largo nesta segunda-feira (14)

Jonathan Lins

Paula Berle e Beatriz Rodrigues, sob supervisão.

Dando continuidade às entregas da educação de Alagoas e expandindo ainda mais o acesso à educação básica no estado, o Governador do Estado Renan Filho e o Secretário de Educação, Rafael Brito, inauguram nesta segunda-feira (14), às 10h, uma nova unidade educacional em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, e também assinam uma ordem de serviço para a construção de uma creche CRIA na cidade.

Também em Rio Largo, o governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto entregam o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município. O equipamento está orçado em R$ 8,4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

A Escola Estadual Rosalvo Ribeiro funcionará em tempo integral e beneficiará 752 alunos da cidade de Rio Largo e fica localizada no conjunto Jarbas Oiticica, no bairro da Mata do Rolo. Com 11 salas de aula, a unidade conta também com uma quadra esportiva, campo tipo society, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, biblioteca e salas de recursos para aulas de acordo com as exigências do novo ensino médio.

Para a inauguração, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prepara mais uma edição do Avança Escola 10, beneficiando alunos e professores que compõem a 12ª gerência regional, que abrange os municípios de Rio Largo, Pilar, Satuba, Coqueiro-Seco, Santa Luzia do Norte, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes e Novo Lino.

O evento, já consolidado como um dos principais da rede pública estadual, permite a troca de experiências entre as escolas da rede estadual , proporcionando a integração entre alunos e professores e servidores. Na programação, os estudantes contarão com um bate-papo sobre os programas Cartão Escola 10 e Professor Mentor, apresentações culturais e homenagens aos alunos destaque do ano letivo de 2021.

CISP

O prédio é o segundo do tipo II entregue pelo Governo de Alagoas na região metropolitana e está localizado às margens da BR-104, ponto estratégico para a execução de ações ostensivas, fechando o cerco contra a criminalidade.

Os CISPs do tipo II são maiores que os do tipo I por estarem presentes em cidades mais populosas. Esses equipamentos têm um total de 1380 metros quadrados, comportando mais efetivos policiais, proporcionando agilidade e comodidade para os cidadãos que buscam atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes das polícias Civil e Militar.

A PM, por exemplo, terá sala para a Inteligência, de planejamento de operações, posto de identificação, centro de operações (Copom), alojamento para oficiais e praças divididos para homens e mulheres, vestiários, sala de reuniões, reserva de armas e depósito.

Já a PC terá sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional, depósito, alojamentos para delegados e agentes e sala de reuniões. Na área comum haverá copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.

Outro diferencial do CISP tipo II são as celas, construídas para abrigar até 32 custodiados em cinco celas, divididas entre presos do sexo feminino, masculino e para menores e a sala de identificação, que auxilia a Polícia Civil na confirmação da identidade de suspeitos, preservando a identidade da testemunhas.

Durante os últimos sete anos, quando teve início a política de integração dos CISPs, o Governo de Alagoas entregou quatro unidades desse tipo na região metropolitana. Esses equipamentos, combinados com outros investimentos, vêm transformando a Segurança Pública  em Alagoas a cada mês, levando a diminuições expressivas dos índices de violência no estado, que já foi considerado um dos mais violentos do país e que, hoje, se destaca pelo combate à criminalidade.

Já estão em funcionamento CISPs nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu.

Estão em construção uma unidade do tipo III, em Santana do Ipanema, duas unidades do tipo II, em Atalaia e Piranhas, e dez do tipo I, no distrito de Pindorama, em Coruripe, Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi, Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel e Estrela de Alagoas que, em breve, serão entregues à população.

Serviço

Inauguração de nova Escola Estadual e Ordem de Serviço para construção de uma creche CRIA em Rio Largo e do CISP em Rio Largo

Quando: Segunda-feira (14) de março

Onde: Conj. Jarbas Oiticica, Rio Largo