02/02/2023 18:50 | Tecnologia e InovaçãoInstitucionalGestão e Finanças

Governador Paulo Dantas tem reunião com Missão BID para debater digitalização dos serviços públicos

O Alagoas Mais Digital contemplará 12 projetos com foco na Educação, na Saúde, Gestão Pública, na melhoria de serviços ao cidadão e na modernização de Tecnologia da Informação


Marco Antônio/Agência Alagoas


Rafael Maynart/ Agência Alagoas

O Governo de Alagoas tem como uma das suas principais metas de plano de gestão transformar digitalmente os serviços do Estado nos próximos quatro anos, bem como buscar o fortalecimento da governança e do alcance digital, incluindo a elaboração de estratégias de cibersegurança e de dados. Nesta quinta-feira (02), o governador Paulo Dantas recebeu a Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir uma parceria de financiamento de projetos para o Estado.

Em 2022, o BID aprovou um crédito de US$ 15 milhões para avançar a transformação digital do Governo do Estado de Alagoas. O objetivo do projeto é ajudar a melhorar o relacionamento com os cidadãos, aumentar a satisfação com os serviços públicos e reduzir os custos do uso dos serviços públicos. Para o governador Paulo Dantas, a parceria é positiva, pois visa digitalizar todos os processos do Governo de Alagoas, automatizar a prestação de serviços, bem como fortalecer a segurança digital do Estado, resguardando os dados da gestão.


“Vamos investir na digitalização do Governo de Alagoas e proteger nossos dados. Essa parceria também propõe a implementação de uma plataforma com informações estratégicas para a tomada das melhores decisões. Alagoas foi o primeiro estado a aprovar a Carta Consulta do programa junto ao Ministério da Economia e agora avança para ser o segundo a ter acesso à linha de crédito”, explicou, lembrando que o primeiro foi o Ceará.


Quando em atividade, o Alagoas Mais Digital contemplará 12 projetos com foco na Educação, na Saúde, Gestão Pública, na melhoria de serviços ao cidadão e na modernização de Tecnologia da Informação. A secretária de Planejamento, Patrimônio e Gestão, Renata Santos, explicou que o projeto desenvolverá iniciativas para melhorar e automatizar os processos administrativos, incluindo o uso de novas tecnologias como a inteligência artificial. 


“O projeto fortalecerá a plataforma de serviços públicos digitais e relacionamento com o cidadão, ampliando os serviços digitais e adicionando novas funcionalidades. Neste sentido, o projeto está alinhado com a Visão 2025 do BID, que estabelece a promoção dos temas de gênero e diversidade como um dos pilares para a recuperação e crescimento inclusivo da América Latina e do Caribe”, explicou.


A Missão BID é composta por: Mariano Lafuente, especialista Líder em Modernização do Estado; Santiago Paz, especialista Setorial em Segurança Cibernética; Miguel Porrúa, coordenador de Dados e Governo Digital da Divisão de Capacidade Institucional do Estado; e José Clastornik, consultor internacional em transformação digital.


Participaram da reunião os secretários Luiza Barreiros (Gabinete Civil); Vitor Pereira (Governo); Silvio Bulhões (Ciência e Tecnologia); George Santoro (Fazenda); Marcius Beltrão (Educação) e Samya Suruagy (Procuradoria-Geral do Estado), além do deputado estadual Ronaldo Medeiros.