02/01/2023 12:24 | Institucional

Governador Paulo Dantas participa da posse da nova cúpula do Tribunal de Contas

Na solenidade, governador destacou importância da relação equilibrada e madura entre os Poderes em Alagoas


Paulo Dantas destacou a importância de uma relação equilibrada entre o Estado e os o0utros Poderes para o crescimento de Alagoas

Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na manhã desta segunda-feira (2), da solenidade de transmissão de cargo da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) para o biênio 2023-2024. O conselheiro Fernando Toledo assumiu a presidência da Corte e o conselheiro Otávio Lessa a vice-presidência. Também tomaram posse o corregedor-geral, Rodrigo Siqueira; a ouvidora-geral, Rosa Albuquerque, e a diretora da Escola de Contas, Maria Cleide. A nova cúpula diretiva do TCE foi eleita em sessão do pleno no dia 15 de dezembro de 2022.

 

"Estamos muito felizes em estar aqui na posse do novo presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, e do conselheiro Otávio Lessa, que assume a vice- presidência", afirmou o governador Paulo Dantas, ao chegar à sede do TCE-AL. Ele destacou a importância do Tribunal, não apenas como órgão de controle das contas do Estado, mas, também, de análise das contas dos municípios e de todos órgãos públicos no âmbito estadual.

 

"Essa relação equilibrada, madura, do Estado com todos os Poderes e o Tribunal de Contas é fundamental, porque cria todas as condições para que Alagoas cresça", afirmou Paulo Dantas, lembrando que em seu discurso de posse no domingo (1) reafirmou o compromisso de agir com humildade e seriedade, para trabalhar junto com os demais Poderes, unindo esforços para que o Estado continue a crescer.

 

Para o governador, a aprovação recente da prestação de contas do governador Renan Filho pelo plenário do TCE demonstra que o ex-governador fez um excelente trabalho e deixou as contas do Estado equilibradas.

 

O novo presidente do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, ressaltou que a Corte de Contas é um órgão de controle, mas que trabalha também na orientação e capacitação dos gestores e servidores públicos.

 

"Não temos mais apenas a assinatura do presidente, mas de todo o Tribunal, com a instituição de uma política de orientar, capacitar e, naturalmente, fiscalizar, pois somos um órgão de controle", afirmou Fernando Toledo, salientando que esse controle vem sendo feito buscando a parceria e o trabalho harmonioso entre  os órgãos e seus gestores.

 

"Estamos torcendo para que o governador Paulo Dantas cumpra todas as promessas feitas na sua posse, da qual tive a honra de participar no domingo, mas tenho certeza de que, com sua juventude, capacidade e com a equipe que preparou para assumir a estrutura do Estado, terá êxito", acentuou o presidente do TCE.

 

O conselheiro Otávio Lessa, que deixa a presidência e assume a vice-presidência do órgão, afirmou que os avanços dos últimos anos no TCE-AL não foram só em obras, mas, principalmente, de mudança de conceito. "O TCE e o Ministério Público de Contas, juntos, entenderam que é melhor orientar antes do que punir. Esse conceito novo do Tribunal busca trabalhar em parceria com os gestores", afirmou Lessa.

 

Diversas autoridades prestigiaram a posse da nova cúpula do TCE-AL, entre elas o vice-governador Ronaldo Lessa; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Kléver Loureiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, além de deputados estaduais, prefeitos, familiares dos empossados e servidores da Corte.