28/05/2023 18:47 | EducaçãoGoverno de Alagoas

Governador entrega em Rio Largo 38ª Creche Cria do estado

Unidade tem capacidade para atender cerca de 200 crianças entre 0 e 3 anos, em dois turnos

Creche Cria de Rio Largo é a 34ª inaugurada na gestão Paulo Dantas

Marco Antonio / Secom

Fabia Assumpção - Secom

Mais uma Creche Cria foi entregue, neste domingo (28), pelo governador Paulo Dantas. A unidade fica no Conjunto Jarbas Oiticica, uma das áreas mais populosas do município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió.

A creche atenderá 200 crianças entre 0 e 3 anos, em dois turnos. "Estamos muito felizes de estar aqui no domingo, trabalhando, entregando mais um equipamento fundamental para o fortalecimento da primeira infância. Vamos entregar até o final da nossa gestão 200 Creches Cria, e 10 delas serão na região Metropolitana de Maceio", ressaltou o governador. "Vamos fechar a torneira do analfabetismo em Alagoas, e para isso precisamos estar integrados e conectados com os 102 municípios, assim como acontece em Rio Largo".

A creche Cria instalada no Conjunto Jarbas Oiticica é a 38ª inaugurada pelo governo de Alagoas, a 34ª na gestão de Paulo Dantas, e vai proporcionar um maior desenvolvimento motor e cognitivo às crianças na primeira infância, além de segurança às mães, que poderão desenvolver suas atividades em casa ou no trabalho de forma mais tranquila.

"Aqui as crianças terão em tempo integral, cinco refeições por dia e, ao final do dia, os pais ao buscar suas crianças, vão ter certeza que são equipamentos como esse que vão garantir o futuro de seus filhos", afirmou o governador. Para a construção da greve foram investidos recursos do tesouro estadual no valor de R$ 4, 5 milhões.

O prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, ressaltou que era uma honra receber o governador Paulo Dantas para a entrega de um equipamento de extrema importância para o município, e afirmou que a creche vai beneficiar, principalmente as mulheres mais humildes, que trabalham e não têm onde deixar seis filhos. "Esse é um instrumento que traz melhoria da qualidade de vida das crianças e transforma a vida das pessoas, que começa com a escola infantil", afirmou Gilberto Gonçalves.

A Creche Cria de Rio Largo foi fruto de um convênio entre o município, que doou o terreno, e o Estado, responsável pela construção do equipamento. A secretária de Estado da 1ª Infância, Paula Dantas,  lembrou que a assistência às crianças, em especial da primeira infância, é a prioridade número 1 do governador. Paula salientou que, além do atendimento às crianças, as Creches Cria empoderam as mulheres, que podem trabalhar com tranquilidade sabendo que seus filhos estão seguros e bem cuidados. A Creche Cria integra o Programa Cria, que inclui o Cartão Cria e funciona em três eixos: educação, assistência e saúde.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, acentuou que existe uma demanda reprimida em Rio Largo de vagas em creches, o que reforça a importância da entrega de mais uma Creche Cria. "Rio Largo é o terceiro maior município do Estado, e só aqui no conjunto Jarbas Oiticica temos uma população de 17 mil pessoas, com muitas crianças em idade escolar", observou Marcius. Ele anunciou que o governo estadual vai contemplar outras obras em Rio Largo na área de educação.

A dona de casa Wiliane da Silva Gomes conseguiu  garantir a matrícula da filha Aíla, que comemorava no domingo três anos de vida. Segundo Wiliane, na região onde fica creche há apenas uma escola municipal, mas a oferta de vagas não é suficiente para atender a demanda. "Tentei uma vaga lá e não consegui. Agora estou na expectativa de quando as aulas irão começar", disse a dona de casa, que também é beneficiária do Cartão Cria. A creche vai ser gerida pelo município e deverá funcionar a partir de agosto, quando começa o período escolar.

Várias lideranças politicas prestigiaram a inauguração da Creche Cria de Rio Largo: o senador Renan Calheiros; o suplente de senador, Rafael Tenório; os deputados estaduais Lelo Maia e Gabi Gonçalves; o ex-prefeito de Rio Largo, Toninho Lins e secretários de Estado.