13/02/2023 14:42 | Segurança

Governador entrega 10 viaturas para reforçar a segurança pública no Estado

Veículos reforçarão as ações das Polícias Militar, Civil, Científica e Grupamento Aéreo


Paulo Dantas e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, fizeram a entrega das viaturas que reforçarão as ações das forças de segurança no Estado

Pei Fon / Agência Alagoas


Arthur Fellipe e Rafael Maynart / Agência Alagoas

A redução nos índices de criminalidade é reflexo dos investimentos do Governo de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (13), o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, realizaram a entrega de 10 viaturas que reforçarão as ações das polícias Militar, Civil, Científica e Grupamento Aéreo no combate à criminalidade, totalizando um investimento de mais de R$ 2 milhões. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, o delegado-geral Gustavo Xavier, e o perito oficial, Manoel Melo, também participaram da solenidade.



 

Ao lado do senador Renan Calheiros, o governador destacou que o desenvolvimento econômico e social de um Estado depende dos investimentos na segurança pública, saúde e educação, e que o Governo investirá cada vez mais na segurança pública.

 

“Só haverá desenvolvimento econômico e social se houver paz. Por isso, a SSP é uma área importante no nosso governo. Alagoas teve uma redução de 46,5% nos índices de criminalidade em uma década e isso só existiu por conta do trabalho dos nossos policiais. Vamos garantir cada vez mais condições para que toda a segurança pública possa trabalhar de maneira ágil, cuidando da nossa população”, afirmou.



 

A Polícia Militar recebeu cinco veículos. Três deles foram destinados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e duas para o Batalhão de Rotam. A Polícia Civil recebeu duas unidades e também uma picape Renault Duster, que será destinada ao Posto de Atendimento que fica no Aeroporto Zumbi dos Palmares, e o Grupamento Aéreo foi contemplado com um veículo.

 

A Polícia Científica foi contemplada com um laboratório móvel para uso das equipes do Laboratório de Genética e Química Forense em locais de crime. O equipamento é o primeiro laboratório ambulante destinado à persecução penal.


O secretário Flávio Saraiva afirmou que o reforço na segurança pública leva mais agilidade para que as polícias, além de auxiliar na resolução de crimes - como é o caso do laboratório móvel - atuem também na ostensividade e investigações.

 

“A segurança pública está unida e forte no combate à criminalidade e redução dos índices e em passar a sensação de segurança para a população. Com os novos equipamentos teremos mais agilidade na resolução de crimes, bem como no patrulhamento e investigações. Um dia histórico para a nossa segurança pública”, disse. O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a aquisição de mais um helicóptero para reforçar o patrulhamento aéreo no Estado.

 

Laboratório Móvel

 

A unidade móvel de perícia da Polícia Científica é o primeiro laboratório ambulante destinado à persecução penal. O veículo, modelo Mercedes Benz, Sprinter 416 RR Mista, foi adaptado para a atuação das equipes dos Laboratórios de Genética e Química Forense em locais de crime.

 

A unidade possui diversos instrumentos destinados ao exercício da perícia de natureza criminal. O veículo permite ainda, que os peritos oficiais transportem equipamentos portáteis para a realização de exames que necessitem ser realizados em diferentes ocasiões, como reproduções simuladas, ou exames periciais complexos, que exijam uma estrutura diferenciada.



 

O laboratório móvel será também empregado em operações que envolvam apreensões de drogas, operação sossego, operações de crime contra crianças e de combate a crimes fiscais. Outra vantagem da unidade será o seu uso na coleta de DNA de condenados da Justiça, de ações do projeto Desaparecidos e para a realização de exames de corpo de leito (lesão corporal).

 

Participaram ainda da solenidade de entrega das viaturas a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante; os deputados Bruno Toledo, Remi Calheiros, Lelo Maia, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo.