20/01/2023 08:50 | Institucional

MUNICIPALISMO

Governador Paulo Dantas destaca parcerias entre Estado e prefeituras durante Congresso da AMA

Paulo Dantas prestigiou palestra do ministro do TCU, Bruno Dantas, e defendeu o municipalismo

Governador ressaltou que são os prefeitos quem conhecem de perto a realidade da população e por isso sempre defendeu parcerias entre o Estado e prefeituras

Felipe Brasil

Rafael Maynard - Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas prestigiou, ontem, a palestra do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, abrindo o Congresso dos Municípios Alagoanos 2023. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual defendeu o municipalismo e afirmou que o Estado e as prefeituras devem firmar parcerias para que as cidades cresçam e se desenvolvam.

"São os prefeitos quem conhecem de perto a realidade da população e por isso sempre defendi parcerias entre o Estado e prefeituras para que as cidades cresçam, se desenvolvam e tenham mais empregos. Se ser um governador ou político municipalista significa respeitar a autonomia dos municípios, reconhecer a importância das cidades por ser onde se vive e se trabalha, estar próximo das pessoas, sou mesmo municipalista˜, defendeu Paulo Dantas.

O governador ressaltou a união de esforços com o objetivo de promover mudanças significativas na vida dos cidadãos. "Tenho buscado fazer isso no meu governo seja com o Escola 10, com o Cria, com o Fortalece, o Alagoas de Ponta a Ponta e o Pró-Estrada. Foi o mesmo raciocínio do Pacto Contra Fome e do Auxílio Chuvas. Vamos nos dar as mãos e seguir juntos trabalhando, Estado e Prefeituras, lado a lado pelo bem dos alagoanos", completou.

Durante a palestra, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, reconheceu a importância do Tribunal em contribuir, por meio do exemplo e na divulgação de boas práticas, para o aperfeiçoamento das administrações públicas municipais: “Mais do que nunca é imprescindível alcançarmos o máximo de eficiência e transparência na administração. Reconheço os desafios que todos vocês enfrentam em fazer com que as 102 municipalidades sejam motivo de orgulho para nosso país pelo esforço que fazem em promover uma gestão responsável", disse.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, destacou a importância de uma parceria entre as prefeituras e os órgãos de controle. “A presença do ministro representa a firme parceria entre os órgãos de controle e fiscalização municipal. Buscamos não ser punidos: o que se busca é eficiência, desburocratização e zelo com recursos públicos”, destacou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o senador Renan Calheiros; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Victor, entre outras personalidades.