21/02/2022 16:53 | Saúde

Governador assina, nesta terça (22), ordem de serviço para construção de Clínica da Família em Maceió


Carla Cleto


Suely Melo

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam, nesta terça-feira (22), às 10h, a ordem de serviço para construção de uma Clínica da Saúde da Família (CSF), no bairro Mangabeiras, em Maceió. A solenidade irá acontecer no Parque Linear da Grota do Cigano, onde será construída a unidade. Além dessa clínica, duas CSFs já estão sendo construídas nos bairros Jacintinho e Benedito Bentes.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as clínicas são de fundamental importância para levar saúde básica para a população alagoana. “Mais uma obra na saúde alagoana. Além dos hospitais e UPAs, também pensamos nas Clínicas da Família, como forma de levar a Atenção Básica para perto da população. Hoje não é preciso mais se deslocar para longe de casa para receber um atendimento de qualidade. A nossa meta é que todos tenham direito à saúde perto de suas residências”, salientou.

A CSF tem o objetivo de prestar atendimentos de Atenção Primária focando nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. Lá serão prestados atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos serão consultas médicas, serviços de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A Clínica de Saúde da Família terá seis equipes para contribuir com a assistência à saúde da população, como para o desenvolvimento do ensino na área de saúde, por tratar-se de unidade-escola, auxiliando na formação acadêmica destes alunos, com projeto executado de forma padronizada para todas as unidades.