11/05/2023 13:12 | Desenvolvimento EconômicoGoverno de Alagoas

Governador assina decretos para empresas que irão investir mais de R$ 98 milhões em AL

Indústrias irão se instalar em quatro municípios do Estado e gerar mais de 1.500 empregos

O governador Paulo Dantas assina decretos para seis empresas que irão se instalar em Alagoas

Marco Antônio

Isabella Padilha e Wellington Santos

O governador Paulo Dantas assinou nesta quinta-feira (11) decretos para seis empresas que irão se instalar em Alagoas. Com um investimento de mais de R$ 98 milhões, as indústrias funcionarão em Maceió e nos municípios de São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro e Maragogi, com a geração de cerca de 1.500 empregos.

O maior investimento será feito pela empresa Mar Azul Empreendimentos Turísticos Ltda. – no município de São Miguel dos Milagres – que, com a concessão de incentivos concedida pelo Governo de Alagoas, deve investir mais de R$ 71 milhões, garantindo a geração de mais de mil empregos diretos e indiretos para os alagoanos.

Na ocasião, também foram assinados decretos que beneficiarão as indústrias Vovó Maze (no bairro de Jaraguá, em Maceió); Nova Costa Dourada Ltda. (Maragogi); Isobloco Indústria De Concreto Ltda. (Marechal Deodoro); Smart Estruturas e Projetos (Marechal Deodoro) e TL Indústria De Artefatos de Concreto e Comércio Ltda. (Marechal Deodoro) que, juntas, vão investir mais de R$ 26 milhões no estado.

“Alagoas vem criando as melhores condições e estamos totalmente conectados com o setor produtivo porque os empresários sabem que podem se sentir seguros aqui no nosso Estado, pois estamos criando o melhor ambiente para que as empresas venham para cá. E é isso que o alagoano quer: que tenha emprego para ele pegar cedo no serviço. Tudo isso nos tem colocado como o Estado que mais tem gerado emprego entre todos da federação”, destacou o governador Paulo Dantas.

Ainda sobre a geração de emprego e renda, o governador anunciou, durante seu discurso, que Alagoas está aprovando a lei mais competitiva do gás, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) ao revelar que o Estado está saindo da produção de 300 mil metros cúbicos/dia para 1 milhão de metros cúbicos/dia.

Prodesin moderno potencializa investimentos

A chegada dos novos empreendimentos é viabilizada através do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que passou por uma modernização e passou a oferecer a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

“Nos últimos anos investimos muito para tornar o nosso estado um dos mais competitivos do país. Alagoas possui uma política arrojada de incentivos fiscais, o que  tem garantido a atração de novas empresas, e se convertido em mais desenvolvimento para o nosso estado, com a geração de milhares de empregos para os alagoanos”, destacou a secretária do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, que na ocasião fez uma apresentação sobre o funcionamento do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Alagoas (Conedes), bem como do próprio Prodesin.

Ainda na solenidade, representando as seis empresas que estão se instalando no Estado, o empresário Eduardo Henrique de Oliveira e Silva ressaltou o apoio do Governo. “É muito importante Alagoas oferecer esses incentivos fiscais, principalmente com a carga tributária que o Brasil ainda nos impõe. Agradeço a acolhida e toda atenção do governo“, destacou Henrique de Oliveira, cujo projeto de empreendimento irá se instalar no município de São Miguel dos MiIagres.