31/01/2023 19:16 | Segurança

Gabinete Civil e Governança participam de reunião online com o Governo Federal

Encontro virtual tratou das obras prioritárias que o governador Paulo Dantas apresentou ao presidente Lula


Secretaria do Gabinete Civil, Luiza Barreiros

Felipe Brasil / Agência Alagoas


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

As secretárias do Gabinete Civil e Governança Corporativa, Luiza Barreiros e Poliana Santana, respectivamente, participaram de uma reunião nesta terça-feira (31), convocada pela Casa Civil da Presidência da República, para receber as orientações sobre como apresentar as prioridades de investimentos e obras do Estado que contarão com o aporte do Governo Federal. A reunião contou com a participação de membros de todos os estados e do Distrito Federal.



“A reunião de trabalho deu continuidade ao diálogo federativo iniciado no encontro dos governadores com o presidente Lula e serviu para que os representantes dos estados recebessem instruções quanto ao encaminhamento dos projetos prioritários para o desenvolvimento. Um excelente momento de diálogo, harmonia e construção conjunta do plano de investimentos do governo federal”, afirmou Luiza Barreiros.

 

A Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil (SAM) do Governo Federal detalhou as áreas do plano de investimentos que reúnem as pastas de Transportes, Energia, Infraestrutura Social, Comunicações e Infraestrutura Urbana. Elas terão duas frentes: a primeira vai priorizar as obras paralisadas e as que estão em andamento em ritmo lento; a segunda terá a nova carteira de investimento 2023/2026, com obras estruturantes indicadas pelo governo federal, estados e municípios, independentemente de a qual nível de governo caiba a execução. Além das PPP’s e concessões com projetos para apoio na estruturação e financiamento.

 

A Secretaria explicou ainda como se dará o processo de seleção das prioridades. Cada estado terá que fazer a indicação de seu representante até o dia 2 de fevereiro, que ficará responsável por receber da Casa Civil o formulário de captação de proposta. Os estados terão do dia 3 até o dia 10 de fevereiro para enviar suas demandas em ordem de prioridade. Em seguida, cada unidade federativa terá uma reunião individual com a Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil para esclarecimento das prioridades enviadas. Neste novo plano do Governo Federal estão previstos investimentos público e privado. Aproveitando a experiência de programas como o de Investimento em Logística (PIL) e o de Aceleração do Crescimento (PAC)

 

O objetivo do plano é gerar emprego e renda e diminuir o desemprego, que avançou nos últimos sete anos fortemente no país. Garantir uma infraestrutura que é fundamental para a competitividade e o crescimento do país, promovendo um desenvolvimento inclusivo em todos os seus aspectos social e ambiental e o bem-estar de todos os cidadãos no campo e na cidade.

 

Conheça os detalhes de cada obra em Alagoas

 

Na área dos transportes, o Arco Metropolitano - que consiste na duplicação de um trecho da rodovia da BR-316 e da BR-424, facilitando o escoamento da produção do Estado, em especial para as indústrias instaladas no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro. O valor estimado para a execução é de, aproximadamente, R$ 300 milhões.

 

Já na área da Educação foi apresentada a construção dos campi definitivos para abrigar as unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Batalha e Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas; e Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, todos por meio de convênio entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal. O Estado já repassou cerca de 50% do valor das obras nas três unidades do interior, restando R$ 27 milhões a serem assumidos pela União. Além desses, existe o projeto de construção do campus do Ifal no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, com área prevista de 5.952,93 m². A execução do projeto possibilitará o atendimento a 1.500 alunos e a ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores.

 

Na Saúde está a construção do Hospital Metropolitano do Agreste, às margens da rodovia AL-220, em Arapiraca. A unidade hospitalar contará com um total de 256 leitos, dos quais 38 são para urgência e emergência pediátrica e adulto e 38 leitos de UTI adulto e pediátrico. A construção de uma nova unidade hospitalar na 2ª Macrorregião de Saúde objetiva reduzir os vazios assistenciais e melhorar a qualidade da assistência especializada de média e alta complexidade da população de 46 municípios da região.

 

E, por fim, na área da Infraestrutura está a retomada das obras do trecho 5 do Canal do Sertão. O Canal Adutor do Sertão Alagoano é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, sendo implantado pelo Governo de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O empreendimento, quando concluído, irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos.

 

O Canal do Sertão possibilitará a irrigação de uma área superior a 26 mil hectares e vai impactar positivamente na qualidade de vida da população. Até o momento foram concluídos os quatro primeiros trechos, alcançando o Km 123,4. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.