23/05/2023 11:57 | Desenvolvimento EconômicoGoverno de Alagoas

Fórum Participativo do Plano Plurianual chega sexta-feira a Arapiraca

Objetivo é ouvir a população para a construção do planejamento do Governo de Alagoas para os próximos quatro anos


Integrantes de movimentos sociais também participam das discussões do PPA

Larissa Costa / Ascom Seplag


Larissa Costa

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) segue com as ações do Fórum Regional Participativo do Plano Plurianual (PPA). Na próxima sexta-feira (26), as atividades acontecerão no município de Arapiraca, no agreste alagoano. O evento, aberto à participação da sociedade, terá início às 9h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado na rodovia estadual AL-110, nº 359.

A participação no fórum é aberta também a moradores de cidades que fazem parte do planejamento regional de Arapiraca, como Belo Monte, Jaramataia, Craíbas, Coité do Noia, Taquarana, Limoeiro, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Traipu, Girau do Ponciano e Batalha.

Os fóruns regionais participativos têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos da região, poder legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população em geral.

O governador Paulo Dantas espera que o documento final do Plano Plurianual seja aprovado pelos deputados alagoanos, já que a peça irá conter as políticas públicas prioritárias para a população. O chefe do Poder Executivo estadual também salientou que, a partir do PPA, o governo vai ter a condição de entender as potencialidades regionais do estado, as maiores dificuldades e as soluções para Alagoas.

Os municípios de União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Maceió e Delmiro Gouveia já receberam o fórum regional. Outras quatro cidades-polo serão contempladas: além de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maragogi e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns está no site ppa.al.gov.br.

PPA Online

Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência, inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico (ppa.al.gov.br), clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho deste ano.