29/10/2021 13:40 | Turismo

Feriadão tem ocupação média hoteleira de 90% em Alagoas

Levantamento da Booking.com aponta que a Maceió é o segundo lugar mais reservado do país por brasileiros para o fim de semana estendido pelo Dia de Finados

Ascom Sedetur

William Makaisy

O mês de novembro começa de forma positiva para Alagoas. Com mais um feriado prolongado, por conta da celebração do Dia de Finados, que acontece na próxima terça-feira (2), a ocupação hoteleira média no estado será de aproximadamente 90%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas. Além disso, um levantamento realizado pela Booking.com revelou que a capital alagoana é o destino mais reservado do Nordeste para o mesmo período.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, este número simboliza mais uma recuperação do turismo no estado.

“Todo o empenho do Governo de Alagoas ao tratar o setor turístico com responsabilidade reflete nos números da retomada. Ao longo dos meses, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo investiu em ações promocionais, na busca de voos e tarifas para o estado, assim como, na atenção de protocolos seguros de saúde. Estamos prontos para a temporada 2021-2022!”, expõe Marcius Beltrão.

Um dos fatores que contribuem para esse percentual na ocupação hoteleira é a recuperação gradual da malha aérea de Alagoas. Atualmente, o estado conta com 27 voos diários. Além disso, o Governo de Alagoas, por meio da Sedetur e em parceria com a operadora CVC Brasília e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), assegurou, para dezembro, a ampliação da malha aérea do estado com a captação de mais sete voos saindo de Brasília para Maceió.

Retomada segura

A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas já conta com oito cidades chanceladas com o selo – Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Japaratinga, Piranhas, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.

Já em nível nacional, Alagoas registra cerca de 1.854 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.