17/05/2022 10:54 | Tecnologia e Inovação

Fapeal e Sesau apresentarão 26 projetos de pesquisas durante seminário

Edital conta com investimentos de R$ 4 milhões na saúde pública e terá presença de representantes do Ministério da Saúde e CNPq


Durante evento, 26 projetos em desenvolvimento de pesquisas serão apresentados

Deriky Pereira


Tárcila Cabral

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoverá o Seminário Parcial de Avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em saúde (PPSUS). O evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio e contará com a apresentação de 26 projetos em desenvolvimento.

A sétima edição do PPSUS em Alagoas conta com um investimento na ordem de R$ 4 milhões e teve início em maio de 2021. Já o Seminário Parcial de Avaliação dos projetos ocorrerá na próxima semana, sendo realizado na metade do curso das pesquisas. A cerimônia contará com a presença de um representante do Ministério da Saúde (MS), um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O edital é uma iniciativa do governo federal por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – SCTIE e do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do MS, com apoio do CNPq, que conduz o gerenciamento administrativo. No âmbito estadual, sua operacionalização é gerida de forma compartilhada entre a Fapeal e a Sesau, que dirigem o programa pelo período de 36 meses.

O objetivo da chamada é promover pesquisas que amparem problemáticas na saúde pública, visto que através das investigações e do conhecimento científico é possível implementar novas estratégias no SUS.

Durante o Seminário Parcial, cada projeto contará com 10 minutos para realizar a sua apresentação e mais 10 minutos para discussão com a banca composta por consultores ad hoc e especialistas – pesquisadores e gestores notórios que têm a função de auxiliar na avaliação de trabalhos em sua área de conhecimento. O intuito das apreciações é considerar o desenvolvimento dos projetos até esta fase e direcioná-los para progredir com os trabalhos.

O evento será voltado exclusivamente para os grupos de pesquisa contemplados e instituições de fomento participantes, pois se trata de estudos em andamento, que poderão vir a público posteriormente em artigos e papers conforme as investigações sejam concluídas.

Serviço

Seminário Parcial de Avaliação do PPSUS

Viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Data: 23 e 24 de maio 2022.

Local: auditório do Centro de Inovação (R. Melo Póvoas, 110 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-230)

Horário: 8H

Maiores Informações: Ascom Fapeal – 3315-2256 atendimento@fapeal.br

Assessora de Comunicação: Naísia Xavier (82) 9 9691-2578 vilma.naisia@fapeal.br

Jornalista: Tárcila Cabral (82) 9 9946-0703 tarcila.cabral@fapeal.br

Relações Públicas: Mateus Gomes (82) 9 9951-5756 mateus.alves@fapeal.br

http://www.fapeal.br/