12/08/2021 15:03 | Tecnologia e Inovação

Fapeal anuncia novo programa “Nordeste 4.0” para indústrias; inscrições vão de 13/8 a 12/9.

Marco Verch


Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) informa que lançará edital voltado à Indústria de Transformação, de acordo com Termo de Cooperação assinado com a Universidade de Pernambuco (UPE), na última sexta (06/8).

O Programa Nordeste 4.0 – Residência Tecnológica é uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com o intuito de capacitar as indústrias da região para as novas tendências da economia mundial.

A indústria 4.0 diz respeito ao uso de tecnologias avançadas, tais como inteligência artificial e internet das coisas, para inovar e melhorar a eficiência nas diversas etapas do processo produtivo.

O edital selecionará sete empresas em Alagoas, do segmento Indústria de Transformação.

As indústrias manufatureiras deverão se inscrever no processo seletivo, indicando dois gestores (sócios ou funcionários) para participarem do programa. É obrigatório que os indicados tenham nível superior completo.

O programa vai oferecer uma oportunidade de capacitação online de 360h (Curso de residência tecnológica – Especialização em Indústria 4.0) para os indicados pelas empresas selecionadas.

Além disso, as empresas vão receber um diagnóstico de maturidade de seus negócios e um projeto de intervenção (projeto de desenvolvimento em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0), visando sua melhor inserção nesse novo ambiente industrial.

Cada indústria contará com o suporte de um aluno de pós-graduação no âmbito do Programa Nordeste 4.0, para apoiar os projetos desenvolvidos por seus gestores, com o apoio de um orientador acadêmico.

A Fapeal irá lançar o edital nesta sexta (13/8). A Assessoria Científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal informa que o período de inscrições será de 13 de agosto a 12 de setembro. 

O perfil de empresa buscado pelo edital é o daquela que fabrica bens de consumo e precisa aprimorar seus negócios com as tecnologias da Indústria 4.0, a exemplo de soluções para automação, internet das coisas e computação em nuvem.

Mais informações devem ser solicitadas através do email acpei.fapeal@gmail.com. Este edital não envolve recursos financeiros da fundação.