23/01/2023 15:04 | Agricultura

Famílias assentadas tiram dúvidas com equipe do Iteral

O Assentamento Serrote das Aroeiras localiza-se entre os municípios de Belo Monte e Jacaré dos Homens, e camponeses precisam de políticas públicas

Diretor-presidente do Iteral coordenou uma visita técnica aos moradores do assentamento Aroreira

Alexsandra Marques

Helciane Pereira / Ascom Iteral

O Assentamento Serrote das Aroeiras recebeu  a visita da equipe técnica do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), no  último sábado (21), coordenada pelo diretor-presidente Jaime Silva. A ação atendeu ao pedido dos representantes da associação, que estiveram na sede do órgão, e precisavam esclarecer as dúvidas sobre os limites territoriais da comunidade.

O assentamento existe desde 1999, possui cerca de 215 hectares e foi regulamentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ao todo, são 39 lotes que produzem milho, feijão, mandioca, palma e leite; além de ter criações de ovelha, gado, cavalo, jumento e porco.

Localizado na divisa entre os municípios de Belo Monte e Jacaré dos Homens, as famílias camponesas recebem o auxílio das duas prefeituras, principalmente, quanto ao fornecimento de transporte escolar para as crianças. Algumas seguem para a Escola Ezequias da Rocha no Povoado Ribeira em Jacaré dos Homens e as demais cursam o Ensino Médio na cidade de Belo Monte. Outro ponto relevante é quanto à assistência à saúde. Para receber os cuidados médicos, as famílias assentadas precisam se deslocar até Belo Monte, e o município também estruturou uma casa de apoio no assentamento para a aplicação de vacinas.

Deilda Santos Lourenço, representante do assentamento, afirmou que procurou o Iteral por ser o órgão responsável pelo mapeamento dos municípios. “A gente precisa saber qual município aqui é, se é Jacaré ou Belo Monte, e podermos ir atrás de verba para buscar melhorias para as pessoas daqui, e saber a quem cobrar”.

Já a secretária da associação, Maria de Fátima Silva, destacou o engajamento do diretor-presidente Jaime Silva que conhece a comunidade desde a fundação, quando foi prefeito do município de Jacaré dos Homens. “A gente também procurou o Jaime para saber como ele podia nos ajudar para conseguirmos um trator e fazer uma barragem”.

De acordo com o diretor-presidente do Órgão de Terras, a equipe técnica esteve no local munida de relatórios anteriores e os equipamentos apropriados, e também, explicou que o trabalho desenvolvido para a identificação e revisão de limites territoriais contribuem para a correta aplicação dos recursos financeiros e investimento de políticas públicas.

“Normalmente esse serviço é solicitado pelos prefeitos, mas, foi a primeira vez que fomos procurados por agricultores familiares. Nós estivemos no local para repassar informações precisas, já que a regularização fundiária já foi concluída. Realmente, parte do assentamento pertence ao município de Jacaré dos Homens, porém, na área onde as casas foram construídas integra o município de Belo Monte”, esclareceu Jaime Silva.

O agricultor Josevaldo Soares Paz, morador desde o início do assentamento, agradeceu e elogiou a visita do Iteral. “Para gente, a visita do Iteral foi muito satisfatória. A comunidade precisa muito dos órgãos públicos e o Iteral trouxe para nós um esclarecimento para saber o certo e o errado, e assim, a gente poder procurar o apoio necessário. A gente precisa muito de assistência técnica na agricultura familiar, uma escola, um posto de saúde, calçamento e apoio de órgãos públicos. Eu acredito que com o apoio do Iteral e do Jaime Silva que é contemporâneo da nossa terra, a gente vai ter muito desenvolvimento daqui pra frente”, exaltou.

Também prestigiaram a atividade representantes de outras comunidades, a exemplo, da Fazenda Poço de Pedras, Fazenda Cabeceira, Fazenda Charca da Catingueira e quilombolas do Povoado Ribeira.