19/05/2023 09:32 | SegurançaInclusão SocialCapacitação

Fábrica de Esperança participa do 3º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia

Projeto desenvolvido e mantido pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social promove a ressocialização de reeducandos do sistema prisional, proporcionando qualificação profissional em diversas áreas de produção.


Troféu do prêmio foi confeccionado por mão de obra carcerária, incentivando a ressocialização no estado

Ascom/Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Fábrica de Esperança, projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), fará parte do 3º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, que acontece no dia 22 de maio, no Maceió Mar Hotel, em Maceió. O evento busca premiar diversos profissionais que fizeram a diferença no mercado de gastronomia e turismo em Alagoas. 


O troféu dos premiados foi confeccionado pelas oficinas de artesanato da Fábrica de Esperança, iniciativa que utiliza mão de obra carcerária, promovendo trabalho e renda para os reeducandos que participam do projeto.


Nas oficinas de artesanato são produzidas peças que utilizam as técnicas de filé, marcenaria, tornearia, decoupage, entre outras, que são comercializados em feiras, eventos e na loja do projeto, no bairro do Pontal da Barra, na capital alagoana.


Segundo a policial penal e gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social, Evany Vianei, a premiação é uma importante ferramenta de divulgação das ações de reinserção social promovidas pela Seris.


“Participar de um evento como este é um importante instrumento de divulgação do trabalho que promovemos diariamente na área de ressocialização no estado e, principalmente, o promovido pela Fábrica de Esperança, que, por meio do trabalho, conseguem mudar a vida dos custodiados no estado”, frisou a gestora.


Durante o evento, a Fábrica de Esperança terá seus produtos expostos no hall de entrada, para que os participantes possam conhecer um pouco mais sobre o projeto e adquirir as peças de artesanato.


O jornalista e organizador do evento, Cláudio Bulgarelli, falou sobre a parceria com Seris  na realização do evento,  e a importância de poder contribuir no processo de ressocialização em Alagoas.


“Tomei conhecimento da existência do projeto social envolvendo reeducandos do sistema prisional, em 2020, durante a pandemia. Fui visitar in loco e fiquei entusiasmado com o trabalho meticuloso de verdadeiras artesãs. Naquele momento veio a ideia de entrar em contato com a Fábrica da Esperança para a produção do troféu do 1º Prêmio Alagoano de Turismo.  Em 2022, renovamos a parceria para a segunda edição do prêmio.  E agora, em 2023, estamos com mais uma trabalhando juntos para a produção de dois tipos de troféus , um para o turismo e um para gastronomia, no 3º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia”, destacou o organizador do evento.


O jornalista também anunciou a intenção de manter a parceria, inclusive para outro evento, que será o 14º Prêmio Destaque Alagoano Empresarial e Profissional, que acontece ainda este ano.

 

Alcance social

 

A Fábrica de Esperança é um projeto desenvolvido e mantido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) desde 2006, através da Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social (GTRAS). O projeto engloba qualificação com oportunidades de trabalho e de ensino para os custodiados do sistema prisional alagoano, gerando emprego e renda, além de proporcionar acesso à formação profissional em diversas áreas de atuação.


São oficinas nas áreas de mecânica, horta, capinagem, marcenaria, saneantes (sabão e detergentes), artesanato (filé, tenerife, crochê, pintura em tecido, decoupage, tornaria em madeira e marcenaria artesanal), corte e costura, serigrafia, floricultura e serviços gerais. Além da geração de emprego e renda, os participantes têm direito a redução de um dia da pena a cada três dias trabalhados.