23/06/2022 12:35 | Turismo

Exposição ‘Preciosa: Alagoas Feita à Mão’ leva peças de artesãos a São Paulo

Acervo permanente do Governo de Alagoas conta com 37 peças e será apresentada até o dia 31 de julho


Peças de 20 renomados artesãos alagoanos estarão expostas no Museu A Casa, em São Paulo

Ascom/Sedetur


William Makaisy/ Sedetur

As obras e encantos dos artesãos alagoanos estão levando a tradição popular de Alagoas para o Museu A Casa, em São Paulo. Fazendo sua estreia na cidade, com peças de 20 renomados artistas, a Exposição ‘Preciosa: Alagoas Feita à Mão’, acervo permanente do Governo de Alagoas, abre as portas neste sábado (25), a partir das 13h. 

Com 37 peças únicas, a exposição traz toda a genialidade do artesanato produzido em terras alagoanas, com técnicas artesanais que simbolizam os saberes e fazeres perpetuados por gerações, e contados através das talentosas mãos de seus artistas. Essa será a primeira vez que o acervo é apresentado fora de Alagoas. 

De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, a exposição leva consigo um pedaço de cada região do estado.

“A curadoria da Preciosa, realizada em 2019, teve o cuidado e a delicadeza de montar um acervo que representasse a produção artesanal alagoana. Essa é  a primeira vez que o acervo será apresentado fora de Alagoas, levando para o Brasil toda a riqueza da nossa terra, que é fundamental na construção da identidade brasileira”, destaca. 

Entre os artistas que possuem seus trabalhos expostos na Mostra estão nomes como a Mestra Dona Irinéia, que carrega em suas obras a história marcada em sua memória com suas cabeças humanas feitas com barro vermelho, que retratam as lutas e conquistas de seus ancestrais quilombolas. 

Levando também a beleza da fauna brasileira, a obra do Mestre André da Marinheira completa as peças da Mostra. Usando troncos de jaqueira, árvore nativa de tom amarelado, o artista entrega singularidade e delicadeza em suas obras animalescas. 

A exposição é elaborada pelas mãos de outros renomados mestres alagoanos como João das Alagoas, Pedrocas, Arlindo Monteiro, Antônio de Dedé, Vânia Oliveira, Nelson da Rabeca, Maria Severiano, Aberaldo, Chico Cigano, Sil, Raimundo, Mestre Resêndio, Marinalva, Zezinho, Valmir, Maria de Lourdes, entre outros. 

Serviço

Exposição: Preciosa: Alagoas Feita a Mão

Data: 25 de junho a 31 de julho

Hora: 10h às 18h30

Local: Museu A Casa, em São Paulo.