10/02/2022 11:05 | Cultura

Exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’ leva obras do artesão alagoano Jasson para shopping de Maceió

Lucas Meneses

Isabella Padilha

As cores e as formas do artesão alagoano Jasson estão trazendo vida aos corredores do Parque Shopping Maceió. Com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a exibição está sendo realizada pelo Museu Théo Brandão e celebra a trajetória e a arte do artesão. Até o dia 20 de fevereiro a exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’ estará disponível para os visitantes.

Nascido e criado na cidade de Belo Monte, no Sertão alagoano, Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas, e entra na segunda parte da sua primeira exposição individual, que tem a curadoria de Renan Quevedo. A mostra contém cadeiras, carrancas e outras peças do artesão de Belo Monte e estão expostas para aqueles que estiverem passando pelo shopping da capital, que fica localizado no bairro da Cruz das Almas.

Além de a exposição, a Galeria Alagoas Feita À Mão continua funcionando dentro do Shopping. Com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais. A variedade dos produtos, dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, vai desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes, se consolidando como grande diferencial para o público.

“O Alagoas feita à mão fornece um ambiente personalizado para que os artesãos apresentem e comercializem seus artigos e produtos em um espaço de visibilidade no shopping Parque Maceió. Essa parceria foi importante, principalmente durante a pandemia, para que o artesão enxergasse que as portas para a comercialização dos produtos não foram fechadas. O Alagoas Feita à Mão está sempre buscando novas oportunidades”, expõe a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Criado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Programa Alagoas Feita À Mão tem o objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais.

Com propostas de exposição da arte popular alagoana, o Programa garante a participação dos artesãos em feiras de artesanato, em exposições e em Galerias. Em Maceió, dois pontos fazem parte do programa de desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).