18/04/2023 12:51 | Inclusão Social

Exposição fomenta empreendedorismo feminino no Sistema Socioeducativo de Alagoas

O projeto Arte, Amor e Sabor estimula o aprendizado das adolescentes na produção do artesanato e da confeitaria


Exposição Jovem Empreendedora marca a culminância do projeto Arte, Amor e Sabor desenvolvido pela Seprev

Ascom Seprev


Everton Dimoni/ Ascom Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF) participaram, nesta segunda-feira (17), da exposição Jovem Empreendedora, realizada no Complexo Socioeducativo, no bairro do Tabuleiro do Martins. O evento foi a culminância do projeto Arte, Amor e Sabor, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), e visa estimular o aprendizado das adolescentes na produção do artesanato e da confeitaria.


O secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, prestigiou a exposição das adolescentes da UIF e na oportunidade ressaltou a importância de projetos como este para o êxito da medida socioeducativa em Alagoas.




“O Governo de Alagoas, por meio da Seprev, vem promovendo uma série de mudanças no Sistema Socioeducativo, e uma exposição como esta é a prova de que saímos de um ambiente opressor, como era antigamente, para um serviço humanizado, acolhedor e que tem mostrando resultados efetivos na vida de cada adolescente. A equipe da Sumese está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, bem como as adolescentes que produziram artigos primorosos”, disse o titular.


A psicóloga Monysy Sarmento, que atua há mais de nove anos no Sistema Socioeducativo de Alagoas, explica que a iniciativa contribui para o incremento de uma vida produtiva pós-medida e, consequentemente, para a prevenção da reincidência das adolescentes no ato infracional.


“Este é mais um projeto desenvolvido na UIF que busca fomentar e revelar talentos empreendedores, visando fins lucrativos através da comercialização dos produtos confeccionados por elas. Além disso, proporciona a profissionalização dessas adolescentes, sendo uma atividade laboral que pode ser continuada após o cumprimento da medida, gerando emprego, renda e criando alternativas para o futuro”, ressalta.




Monysy Sarmento diz ainda que o projeto Arte, Amor e Sabor vai além do empreendedorismo e trabalha questões pessoais importantes para o desenvolvimento das socioeducandas.

“A gente não só proporciona a elas o lado empreendedor, mas junto a tudo isso é desenvolvido valores como responsabilidade, compromisso, trabalho em equipe, senso de administração, entre outros aspectos fundamentais nessa fase de recomeço”, frisa.

Para a supervisora da Unidade de Internação Feminina, Silvia Medeiros, a exposição desta segunda-feira vem coroar um trabalho desenvolvido com muito carinho pelas equipes técnica e pedagógica da unidade.


“Nosso desejo enquanto equipe e enquanto Estado na execução da medida socioeducativa é proporcionar a essas adolescentes atividades, experiências e aprendizagens que contribuam efetivamente para a transformação e o desenvolvimento sadio dessas adolescentes. Partindo desse princípio, é desenvolvido um trabalho integral, que contempla desde as questões sociais, como educação e qualificação profissional das adolescentes, até questões pessoais, como o fortalecimento da sua autoestima e da sua autonomia”, finalizou.