16/05/2024 09:39 | Educação

Estudantes das redes públicas de Alagoas participam da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas

A ação faz parte do Programa Escola das Adolescências e integra a política nacional de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental


Evento acontece até o dia 27 em todas as escolas públicas de 6º ao 9º ano

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Manuella Nobre / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa até o próximo dia 27 da mobilização nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. A iniciativa faz parte do Programa Escola das Adolescências, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e envolve todos os estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipais.

 

De acordo com o MEC, a ação visa fortalecer o ensino fundamental a partir do levantamento dos anseios e demandas de estudantes em relação a temas como aprendizagem, clima, convivência, inovação e participação.



 

Como vai funcionar

 

Dentre as atividades propostas para serem realizadas durante a semana estão: rodas de conversa; produção de cartas; perspectiva de estudante, por meio de câmeras fotográficas, dispositivos móveis ou desenhos e laboratório de soluções.

 

Ao final, as escolas deverão receber uma devolutiva organizada a partir dos dados coletados junto aos estudantes. Um webinário com explicações sobre essa devolutiva será realizado até o final de junho e, posteriormente, as unidades de ensino planejarão como implementar essa devolutiva e desenvolver um plano de ação em parceria com as comunidades escolares.

 

“A Semana da Escuta das Adolescências pretende estabelecer uma escola acolhedora que impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental”, conta a superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc, Fabiana Dias.