05/12/2022 15:21 | Educação

Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival de Invenção e Criatividade de Alagoas

Festival é gratuito e será realizado no próximo dia 7 de dezembro, das 9h às 17h


Evento acontece pela primeira vez em Alagoas e será aberto ao público no Cepa

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Nesta quarta-feira (7), acontece em Maceió, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), o 1º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) dos estudantes da rede pública estadual. Um dia para divulgar, inspirar e demonstrar na prática a implementação de atividades de aprendizagem criativa nas escolas. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), será gratuito e aberto ao público, a partir das 9h, no prédio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite).

 

A programação conta com a Mostra e Oficinas de Invenção e Criatividade e exposições de projetos de alunos e professores da rede estadual, que utilizam a aprendizagem criativa em sala de aula. No Cantinho Mão na Massa, os visitantes terão também diversos materiais para prática da experimentação lúdica, onde o público terá a oportunidade de conhecer a programação Scratch e Octoplay. O evento contará ainda com um espaço lúdico dedicado a contadores de história, além de uma aula de astronomia com sessões de projeção na cúpula do planetário do Cecite.

 

Para a secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos, a feira é uma grande oportunidade dos alunos exibirem seus trabalhos e compartilhar experiências e conhecimentos com toda a comunidade escolar.

 

“Será um momento lindo em que todos vão compartilhar conhecimentos e experiências. É de suma importância desenvolver a criatividade dos nossos estudantes através de encontros como esse, possibilitando novos conhecimentos e possibilitando novas experiências. Toda a comunidade escolar pode participar das oficinas e atividades colaborativas que possuem o intuito de inspirar e demonstrar na prática a implementação de atividades de aprendizagem criativa nos ambientes escolares”, explica a secretária.

 

Aprendizagem Criativa

Disseminada pela RBAC Brasil, a Aprendizagem Criativa consiste em uma abordagem pedagógica que defende a criação de ambientes educacionais mais criativos, lúdicos e relevantes. Onde os estudantes possam participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída, fazendo o uso das mais diversas tecnologias. Dessa forma, os festivais FIC são eventos periódicos de culminância dessas práticas, que com apoio da RBAC regional e nacional, são fomentados por todo o país.

 

Serviço

 

1º Festival de Invenção e Criatividade - FIC

Local: Prédio do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa.

Horário: 9h às 17h.

Público: Estudantes, pais e educadores.


* sob supervisão