23/12/2021 13:53 |

Estado investe R$ 15,6 milhões ao entregar obras e melhorias urbanas em complexo de grotas na capital

Em ação realizada nesta quinta-feira (23), governador Renan Filho percorreu localidades atendidas com as intervenções do programa Vida Nova das Grotas; mais de 5 mil moradores de seis comunidades foram beneficiados


Márcio Ferreira


Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (23), as obras do programa Vida Nova nas Grotas no complexo Santa Helena, no bairro de Chã da Jaqueira, em Maceió. Com um investimento de R$ 15,6 milhões, os serviços de infraestrutura e mobilidade urbana beneficiam mais de 5 mil moradores de seis comunidades.

Acompanhado pelo filho, o pequeno Davi, o governador desceu a grota, conversou com moradores e pôde ver de perto as benfeitorias executadas pelo programa, que tem parceria com o ONU-Habitat, iniciativa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos.

“É uma satisfação enorme entregar mais uma obra 100% executada. O Governo do Estado entrou aqui e fez os investimentos, melhorando de verdade a vida das pessoas e garantindo mais dignidade à população”, enfatizou Renan Filho.




O complexo de comunidades é formado pelas grotas: Santo Amaro, Chã Nova, Travessa Florestal, Monte Azul, Conjunto Vitória e Santa Helena. As localidades foram contempladas com 6,5 quilômetros de escadaria e mais 9,3 quilômetros de corrimão. Além disso, foram implantados 1,5 quilômetro de canaletas e mais de 270 metros de muros de contenção.

"Eu tenho 47 anos que moro aqui e nunca vi benefício nenhum, só estou vendo agora, com esse governo", atestou o auxiliar de serviços gerais Cícero Pacífico de Magalhães, 67 anos de idade, morador da Grota da Santa Helena.

A comunidade em que reside recebeu parque infantil, academia ao ar livre e quadra esportiva. "Antes não tinha nada para as crianças se divertirem. Os meninos só viviam brincando no esgoto, hoje tem", comemora a dona de casa Karine Rosendo, mãe de quatro filhos.

“São áreas de integração da comunidade, que são fundamentais, a exemplo da praça ecumênica do Padre Cícero, o que demonstra que o Governo do Estado faz um programa amplo e que melhora de verdade a vida das pessoas”, destacou o governador.




Segundo o secretário Mosart Amaral, o programa Vida Nova nas Grotas já concluiu obras em 49 comunidades de Maceió; em outras 25, os trabalhos estão em andamento. “Estamos dando ordens de serviço a cada dia e vamos chegar a 100 grotas. A ONU é parceira e está conosco sempre, coletando dados para que possamos aplicá-los nas políticas públicas que atendem os moradores dessas comunidades”, disse Mosart Amaral.

Também acompanharam as atividades na Grota da Santa Helena, os secretários de Estado da Fazenda, George Santoro, e da Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa - sendo esta última, titular da pasta que promoveu a entrega de cestas básicas a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).