13/03/2023 14:49 | Direitos HumanosCultura

Escultura “A árvore da vida” da mestra Irinéia ganha audiodescrição

Sistema de Museus da Uneal trabalha para inclusão de Pessoas Com Deficiência


A descrição foi feita pela produtora Marisa Santiago e o toque por Michell Platini, especialista no assunto

Ascom Uneal


Ascom Uneal

O diretor do Sistema de Museus da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo Campos, esteve em Recife (PE) para dar sequência ao trabalho de realização da audiodescrição da obra de arte "A árvore da vida", da mestra Irinéia, que fica no acervo do Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, da Uneal.


Com a iniciativa, pessoas com limitações na visão que visitarem o Museu poderão ouvir a descrição da obra. O trabalho é parte da dissertação de mestrado em Antropologia da jornalista alagoana Janine Ribeiro na Universidade Federal de Pernambuco, cuja pesquisa conta com a colaboração do Museu Muquém.


O primeiro passo foi realizado pelo acadêmico Dirceu Dias que fotografou e filmou a obra em todos os ângulos. O segundo passo foi a realização da descrição pela produtora Marisa Santiago da Eu e Tu Cultural. Ela não possui limitações na visão. O terceiro passo foi a realização do toque por Michell Platini, especialista no assunto e militante do movimento de acessibilidades para pessoas com limitação visual em Pernambuco.


“A experiência rendeu bons aprendizados. Assim, o Sistema de Museus da Uneal caminha na direção da inclusão das pessoas com deficiência na visão, que também devem ter o direito à apreciação estética. Ainda há muito o que fazer. Nosso agradecimento a todos pela oportunidade. A obra ‘A Árvore da Vida’ já se encontra de volta na expografia do Museu, no Campus V, em União dos Palmares”, explica o diretor do Sistema de Museus, Jairo Campos.