10/02/2022 08:06 | Educação

Escolas públicas e privadas têm até 1º de maio para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Thiago Ataíde

Ana Paula Lins

Escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 1º de maio para efetuar a inscrição na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O procedimento deve ser feito on-line na plataforma pelo professor responsável pela OBA/MOBFOG nas unidades de ensino.

As escolas que estiveram na edição 2021 das duas competições precisarão apenas atualizar/cadastrar os alunos participantes em 2022. As unidades que nunca participaram da olimpíada devem fazer seu primeiro cadastro e criar sua conta na plataforma da OBA. Podem ser inscritos estudantes do ensino fundamental, médio e até superior (desde que este compita pela sua antiga escola ou por uma instituição de ensino superior devidamente cadastrada).

Este ano, a prova volta a ser presencial e deve ser aplicada no dia 20 de maio no horário que for mais conveniente para a escola. A data limite para a Mostra de Foguetes é também até 20 de maio e o lançamento dos projéteis deve acontecer em uma área aberta.

As competições

A OBA e a MOBFOG são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e visa estimular o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins entre alunos do ensino fundamental e médio de todo o país. Em Alagoas, ambas contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede privada de ensino.

Medalhas de AL

A rede estadual de ensino contabilizou 110 medalhas nas edições 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em comparação ao desempenho de 2020, foram 29 medalhas a mais. Ao todo, Alagoas somou 420 medalhas em ambas as competições, as quais foram conquistadas por escolas municipais, estaduais, federais e particulares.

Informações

Para mais informações sobre a OBA e MOBFOG, o interessado deve acessar este site ou entrar em contato com o suporte das competições pelo e-mail, WhatsApp (21) 2018-5506 ou pelo professor responsável pela OBA/MOBFOG nas unidades de ensino.