27/05/2022 13:47 | Educação

Escolas públicas e privadas já podem declarar a primeira etapa do Censo Escolar

Procedimento pode ser feito até o dia 1º de agosto; Seduc fará treinamento com municípios e escolas estaduais


Educação

Thiago Ataíde


Ana Paula Lins*/ Seduc

Escolas públicas e privadas de todo Brasil já podem declarar a primeira etapa do Censo Escolar 2022. O período de coleta de dados teve início nesta última quarta-feira (25) e prossegue até o dia 1º de agosto. O preenchimento deve ser feito no Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico) de forma on-line ou por migração e tendo como referência a data de 25 de maio deste ano.

Nesta primeira etapa, as escolas precisarão repassar dados referentes à matrícula inicial – turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

“O Censo Escolar é a mais importante estatística da Educação Básica e os dados informados ao Sistema Educacenso subsidiam repasses de verbas essenciais para as escolas, a exemplo dos recursos para transporte escolar e merenda. Ele também influencia a formulação de políticas públicas, cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e até mesmo para o Enem. Por isso, é essencial que todas as unidades de ensino de Alagoas, sejam elas públicas ou privadas, preencham o levantamento e o façam o quanto antes para evitar o congestionamento no sistema”, afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Ivandelma Gabriel, coordenadora estadual do Censo Escolar, frisa que os dados informados durante o preenchimento devem ter como base a realidade da escola no dia 25 de maio deste ano. “Estas informações precisam ser as mais fidedignas possível e o aluno declarado no levantamento deve estar regularmente matriculado e frequentando a escola”, orienta a coordenadora.

Treinamento

Ivandelma informa ainda que, na próxima semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove uma série de treinamentos para esclarecer as dúvidas acerca da declaração do Censo Escolar 2022.

“Faremos treinamentos presenciais com as equipes responsáveis pelo Censo nos 102 municípios e nas escolas estaduais. Esses encontros acontecem de 30 de maio a 03 de junho em quatro polos regionais e se fazem necessários pelo fato de que o processo de preenchimento conta com alguns campos novos esse ano”, adianta a coordenadora. 

Confira abaixo o cronograma das formações e seus respectivos polos:

Dia 30/5 – Maceió;
Dia 31/05 - Arapiraca;
Dia 01/06 – Santana do Ipanema;
Dia 02/06 - Porto Calvo;
Dia 03/06 - Maceió.

Com informações do Inep*