08/04/2022 12:04 | Meio Ambiente

Escolas podem agendar visitas ao laboratório do IMA por meio online

Com a ação, os alunos descobrem como são feitas as análises de água e realizam experimentos junto aos técnicos do Instituto


Ascom IMA

Ascom IMA


Mariana Catanduba / Ascom IMA

As instituições de ensino podem agendar visitas ao laboratório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Diversos alunos já puderam interagir e conhecer as ações laboratoriais do órgão ambiental, uma forma atrativa de compreender teorias da sala de aula, vendo na prática como elas funcionam.

 

Na primeira visita deste ano, uma turma do ensino médio, da Rede pública estadual, pôde entender a estrutura e a rotina de um laboratório. Amostras de água da escola foram analisadas pelos profissionais do IMA sob os olhares curiosos e participação dos alunos.

 

A Escola Estadual Izidro Teixeira estará no laboratório do IMA nesta sexta-feira (8); já o Colégio Cristo Rei, localizado no bairro do farol, fará a visita na primeira semana de maio. As instituições de ensino podem solicitar agendamento de visitas diretamente com a Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab) pelo e-mail: imagelab2019@gmail.

 

Antes das visitas, os alunos recebem orientações sobre como coletar e trazer amostras de água de suas escolas para o Instituto. Durante as ações eles podem ver na prática o funcionamento das análises feitas na Gelab.

 

Além disso, os estudantes aprendem sobre o controle da água, os efluentes jogados nos corpos hídricos, e ainda, como funcionam as análises feitas pelos laboratórios de físico-química e microbiologia.

 

Segundo Rosana Vieira, responsável técnica do Laboratório de físico-química do IMA, as visitas são aliadas à consolidação do aprendizado dos alunos, sendo uma grande aliada na construção do conhecimento.

 

“As visitas técnicas são como uma peça-chave, permitindo que os alunos assimilem de forma didática os conteúdos trabalhados pelos professores com a realidade ambiental, contribuindo, portanto, de forma positiva na solidificação do aprendizado”, expõe. Dessa forma, os estudantes enriquecem o conhecimento da sala de aula, pois, aliam teoria à prática. E consequentemente aumentam o rendimento escolar.