02/05/2022 13:59 | Educação

Escolas em tempo integral incentivam o protagonismo juvenil em Alagoas

A ampliação da oferta do ensino integral de 62 para 107 unidades de ensino coloca o Estado como uma das cinco maiores em oferta da modalidade no país


Escolas em tempo integral incentivam novas potencialidades dos alunos na rede pública estadual

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Allana Dias, sob supervisão / Ascom Seduc

Fortalecer a educação e auxiliar na formação dos jovens. Esses são alguns dos objetivos das escolas atendidas pelo Programa Alagoano de Ensino Integral (PaLei), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

O ensino integral fez a diferença na vida do jovem Felype Emanuel Ramos Freire, aluno da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, o único de Alagoas selecionado para a edição deste ano do Programa Jovens Embaixadores, que oferece um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

 

O projeto do estudante da rede pública estadual tem uma conduta social e consiste em abordagens noturnas a pessoas em situação de rua realizadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, onde ele é voluntário. O principal objetivo é oferecer atendimentos psicossociais e atender algumas prioridades, como o contato com a família, emissão de documentos e retorno ao mercado de trabalho. O projeto já havia sido semifinalista no ano passado e este ano conquistou a vaga.

 

Segundo o estudante, a escola foi fundamental para essa conquista. “Acredito que a Escola Senador Rui Palmeira, por ter um ensino aplicado de forma integral, me ajudou a desenvolver habilidades que não seriam aplicadas em nenhuma outra instituição de ensino de tempo regular. Lá, eu desenvolvi um Clube Juvenil de Leitura através do meio musical. Nele trabalhamos a interpretação oriunda das reflexões musicais. Foi muito produtivo e, com certeza, me capacitou para participar do Programa Jovens Embaixadores”, ressaltou.

 

A gestora da unidade, Paula Teixeira, enfatiza que o incentivo aos clubes juvenis é contínuo no contexto das escolas em tempo integral. “Aqui é constante nosso trabalho no estímulo para o desenvolvimento dos clubes juvenis. As atividades provenientes dos clubes têm nos dado muito orgulho, pois realça o protagonismo juvenil, mostrando para os jovens estudantes que eles fazem parte da escola e que o futuro deles depende muito de seu esforço e dedicação, para que sejam indivíduos críticos e atuantes na sociedade”, concluiu.



 

O resultado da seleção foi divulgado no dia 20 de abril, e agora o aluno se prepara para a viagem. O intercâmbio tem a duração de três semanas. O roteiro inclui programações como visitas à Casa Branca e encontro com políticos americanos, isso na primeira semana de viagem. Nas semanas seguintes, os alunos selecionados de todo o Brasil serão distribuídos em estados americanos diferentes e encaminhados para aquele que é chamado de host family, em tradução livre, família anfitriã, onde devem frequentar escolas de ensino médio, realizar apresentações e participar de trabalhos voluntários.

 

Formações

 

Para continuar avançando nas melhorias da educação no ensino integral em Alagoas, a Seduc está realizando formações em todas as escolas do modelo pedagógico do pAlei no Novo Ensino Médio. O intuito é discutir o programa e sanar as principais dúvidas de professores e servidores quanto ao funcionamento do método, abordagens e a carga horária neste novo formato.

 

Somente de 2021 para 2022, Alagoas ampliou oferta do ensino integral de 62 para 107 unidades de ensino - o que representa 45 escolas a mais e uma expansão de 72,5% do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), colocando o Estado como uma das cinco maiores coberturas da oferta da modalidade no país.

 

À frente da Seduc, o secretário José Márcio de Oliveira afirmou que o ensino integral dá ao aluno um leque de oportunidades, com possibilidade de expansão do aprendizado. “Com maior carga horária, os nossos estudantes têm mais tempo para desenvolver novas habilidades, trabalhar novas propostas pedagógicas, e isso tem feito a diferença, como no caso do Felype e tantos outros alunos que temos em todo o Estado. Alagoas conta hoje com a 5º maior oferta de ensino em tempo integral do país, fazendo com que mais alunos tenham essa oportunidade, com ensino, merenda e infraestrutura de qualidade o dia todo”, explica.