10/11/2022 16:22 | Segurança

Escola de Conselhos da Seprev forma 1º turma do Núcleo Básico de Socioeducação

Formação continuada contemplou 90 profissionais em sua primeira edição


Meta é capacitar de forma continuada todos os profissionais que atuam diretamente na medida socioeducativa

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Escola de Conselhos de Alagoas, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), formou, nesta quinta-feira (10), a primeira turma do Núcleo Básico da Escola Estadual de Socioeducação. A formação continuada contemplou 90 profissionais de vários municípios alagoanos que atuam diretamente na medida socioeducativa em meio aberto, restritivo ou privativo de liberdade.

 

Segundo o coordenador do curso, professor Leonardo Araújo, a capacitação foi ministrada por professores, mestres, doutorandos e especialistas com trabalhos relevantes desenvolvidos na área. “A instrução irá refletir diretamente na atuação dos profissionais dentro das unidades de internação e demais áreas de atendimento”, explicou.

 

“A proposta é capacitar de forma continuada todos os profissionais que atuam diretamente na medida socioeducativa, como psicólogos, assistentes sociais, advogados, nutricionistas, agentes, monitores, entre outros, para que entendam de forma aprofundada o que é a medida socioeducativa e como ela deve ser aplicada. É uma capacitação completa e intensa no sentido de buscar um atendimento de excelência e o êxito no processo de ressocialização”, afirma o coordenador.

 

A assistente social Janaína Gaudino e o psicólogo Carlos Inácio, que atuam no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Teotônio Vilela, participaram da primeira turma do Núcleo Básico de Socioeducação. Para eles, o curso é uma oportunidade de alinhar a teoria à prática, compreendendo a complexidade do sistema socioeducativo e a articulação dos demais atores do sistema de garantia de direitos.

 

“O aprendizado contínuo é necessário e foi de grande valia para toda a equipe, uma vez que compartilharemos com nossos colegas e com a comunidade tudo o que foi vivenciado aqui. Trabalhar no social é um desafio constante, e participar dessa turma foi um privilégio para ampliar conhecimentos e fortalecer nossa construção como pessoa e profissional”, avaliou Janaína Gaudino.

 

O curso incluiu encontros presenciais realizados na Escola de Conselhos, em Maceió, e conteúdos complementares que foram disponibilizados virtualmente para impulsionar a participação dos discentes no aprendizado.