22/04/2022 15:40 | SegurançaAssistência SocialEducação

Escola de Conselhos capacita conselheiros tutelares de Lagoa da Canoa para utilização de um novo sistema

O sistema reúne informações sobre a garantia e defesa dos direitos da Criança e Adolescente

A instrução acontece na Escola de Conselhos de Alagoas, equipamento da Seprev voltado para a formação continuada dos conselheiros do Estado

Vitor Beltrão

Everton Dimoni / Ascom Seprev

Conselheiros tutelares do município de Lagoa da Canoa iniciaram, na manhã desta sexta-feira (22), a oficina de capacitação para a utilização do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (Sipia). A instrução acontece na Escola de Conselhos de Alagoas, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) voltado para a formação continuada dos conselheiros tutelares e Conselhos de Direitos do Estado.

Segundo o coordenador da Escola de Conselhos, Walter Araújo, o SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sistema agrega informações em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor, fortalecendo ainda mais o sistema de garantia de direitos da Criança e do Adolescente.

“Com o SIPIA, o Conselho Tutelar passa a informatizar o atendimento na base e dinamizar os dados estatísticos do município. Assim, torna-se mais efetiva a formulação de novas políticas voltadas para a criança e o adolescente, uma vez que em cima de dados estatísticos fica mais fácil identificar quais são as lacunas e as dificuldades para propor a formulação de políticas direcionadas aos maiores índices de violência no município”, explica.

A coordenadora técnica municipal do Sipia Lagoa da Canoa, Lívia Larissa, comenta o suporte da capacitação para o aprimoramento do trabalho assistencial no município. “A implantação do Sipia - Módulo Conselho Tutelar em Lagoa da Canoa vem para somar no atendimento a rede socioassistencial, facilitando todo o trabalho, tanto do Conselho Tutelar quanto da Secretaria de Assistência Social, do Cras, do Creas, em uma grande parceria visando o atendimento integral e a proteção da criança e do adolescente”, disse.