26/01/2023 15:35 | Meio Ambiente

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Equipe da Semarh representa Alagoas no Workshop Internacional de Avaliação Climática do Semiárido

O evento contou com a participação de todos os estados do Nordeste e apontou previsão meteorológica para o próximo trimestre.


Secretário da Semarh, Gino César, participou do evento presencialmente

Ascom Semarh


Tiago Di Lucas / Ascom Semarh

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), marcou presença no XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês.  Estiveram participando do evento, que foi realizado em Fortaleza-CE, nos formatos virtual e presencial, o secretário da Semarh, Gino César, e a meteorologista da Sala de Alerta do órgão, Anna Bárbara Coutinho.


Durante o evento, Gino César aproveitou para estreitar relações com as demais autoridades presentes, no sentido de ampliar o vínculo com outros estados e trocar experiências, visando fortalecer ainda mais as ações da Semarh.


“É importante que o setor público escute os cientistas. A falta de atenção, ao que dizem os especialistas, pode gerar consequências terríveis, tal qual o que vivenciamos como consequência do negacionismo na pandemia. Portanto, a minha presença aqui é para prestigiar a comunidade científica, mas também reafirmar a importância do diálogo entre os estados do Nordeste, algo que sempre gera resultados positivos para o povo”, afirmou Gino César.


Anna Bárbara apresentou aos participantes do workshop a previsão climática do próximo trimestre (fevereiro, março e abril) em Alagoas, que terá chuvas a nível normal ou acima da faixa climatológica.


“As chuvas são ocasionadas principalmente pela La Ninã, fenômeno que influenciou as fortes chuvas do ano de 2022. Além do La Ninã, a Oscilação Madden Julian também influencia na intensidade de chuva na região”, explicou a meteorologista.


O impacto causado pelo aumento das chuvas do ano passado nos reservatórios que abastecem o Estado também foi discutido na apresentação. “Como o volume de chuvas ficou acima do esperado, os reservatórios estão cheios, abastecendo a população”, afirmou Anna Bárbara.